UMA FREGUESIA QUE NÃO EXISTE

NO PAPEL...

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

UMA QUESTÃO ANTIGA MAS COM UMA ACTUALIDADE TAMANHA

Com toda a certeza e com grande pena minha, não vou poder estar na sessão de esclarecimento que o PS possa vir a realizar cá na freguesia em altura de campanha para as autárquicas.
Gostava de ouvir quais as propostas para melhorar a qualidade de vida dos habitantes destas paragens. E aproveitando esta palavra "paragens", desejava poder recolocar uma questão antiga
ao candidato à Junta da Sé e até ao candidato à presidência da C.M.G. , questão que eu já havia colocado a Ernesto Gonçalves e à então cabeça de lista à Câmara Municipal, Maria do Carmo Borges.
Perguntei na altura (2001), o que tinham a dizer acerca de os moradores com idade já mais avançada, das ruas situadas nos extremos do bairro (zonas como a da Quinta do Barroco, Rua Miguel Torga, Travessa da Rua das Flores, Rua do vale do Além) ao quererem deslocarem-se ao centro da Cidade, e na falta de transporte próprio optarem pelo autocarro, terem de fazer metade percurso a pé visto que o autocarro em vez de atravessar o bairro como é feito noutras zonas da Cidade, apenas se fica pela zona do estádio municipal. Nesse dia foi-me respondido que apesar da rota do autocarro não ser da responsabilidade nem da Junta nem da Câmara, tudo seria feito para que o trajecto do mesmo passasse a incluir o atravessar do bairro. Fui ainda esclarecido que tal alteração não seria fácil, devido a que o autocarro tivesse enormes dificuldades em circular nas ruas do bairro; pergunto-me se o motorista do autocarro do G.D.R.L. faz magia, ou se por ventura é mais competente que os da empresa responsável pelos transportes rodoviários que nos servem.
Actualmente, que os autocarros citadinos até são mais pequenos, esta questão é ainda mais pertinente, pois com a transição de muitos utentes do antigo Centro de Saúde para as novas instalações em pleno coração da Cidade, mais se questiona a mobilidade dessas pessoas.
Num destes dias a minha médica de família, que agora dá consulta no novo Centro de saúde perguntava como é que o "ti" Manel dos Alhos se iria deslocar para as suas consultas.
Na minha maneira de ver, é bom que se apressem os candidatos a tentar dar resposta a este problema.
PS (entenda-se "PostScript"): tal como esta, há muitas perguntas que podem e devem ser feitas a estes e aos outros candidatos, para a certeza de um voto em consciência. Para esse efeito, conto com a sugestão dos meus caros leitores (não "eleitores"), porque nesta freguesia sou presidente sem ir a votos apenas porque eu assim quero!
O presidente da "Junta"

Sem comentários:

Enviar um comentário