UMA FREGUESIA QUE NÃO EXISTE

NO PAPEL...

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

REENCONTRO


O reencontro foi em Manteigas.
Se este carro falasse...
O presidente da "Junta"

AINDA VOU A TEMPO



PARABÉNS PELOS NOSSOS 28 DE IDADE,
MUITOS MAIS DESEJO PARA ESTA INSTITUIÇÃO A QUEM TANTO QUERO.



O presidente da "Junta"

VISITA PRESIDENCIAL

Hoje sexta feira, depois de trabalhar toda a noite, o presidente da "Junta" vai meter-se a caminho e fazer cerca de 450km (ida e volta) até ao Distrito da Guarda.
Esta vai ser uma visita relâmpago, passará pelos Concelhos de Seia, Manteigas (onde pela hora do almoço degustará o prato típico confeccionado com feijocas), dirigindo-se a meio da tarde para o Concelho da Guarda onde visitará a "Freguesia das Lameirinhas" e aproveitará para jantar. Passará depois por Celorico e finalmente por Fornos de Algodres, deixando então o Distrito, romando novamente até à Figueira da Foz.
Valerá a pena num só dia tanto esforço? Perguntarão.
Garanto que sim!
Sábado vos direi porquê.

PS: Fica no entanto a promessa da estadia de uma semana aí pela "Freguesia" já a partir de terça-feira. Até lá, caso seja necessário apareçam aqui pela "Junta"

O presidente da "junta"

quarta-feira, 28 de outubro de 2009










Sendo o Clube da "Freguesia" o mais representativo da Cidade da Guarda no que diz respeito à Associação de Futebol, espero que imagens como a que se segue tenham os dias contados e que estas bancadas estejam mais bem compostas. O Grupo Desportivo e Recreativo das Lameirinhas bem o merece.










O presidente da "Junta"

terça-feira, 27 de outubro de 2009

DANÇA DOS TACHOS








Já tive oportunidade de falar aqui na "junta" sobre o que penso das nomeações políticas sempre que há eleições legislativas. Regresso ao tema porque a actualidade a isso me convida.
Sabendo-se que Maria do Carmo Borges já confirmou não estar disponivel para a recondução no cargo de representante máximo do Governo no Distrito, sabendo também que Pires Veiga deixou a cadeira de director do Centro Regional de Segurança Social e tendo a expectativa de que os outros detentores de cargos politicos ponham o lugar á disposição o mais rápido possível (se o não fizeram já), tenho para mim que a melhor forma de bem servir a Guarda, era que de uma vez por todas o PS local se distanciasse das nomeações futuras, ou pelo menos tentar indicar nomes de cidadãos que não tenham um dos três passaportes até agora obrigatórios para que se tornassem directores, assessores, presidentes ou adjuntos e afins. Passaporte esse, que passaria por ser filiado no Partido Socialista, ter o curso de Professor do Ensino Básico, ou ser oriundo do alfobre de putativos candidatos que é a Associação de Jogos Tradicionais.
Defendo, como já referi que os Cargos de chefia das Instituições Públicas devem ser ocupados por técnicos que tenham feito carreira nessas mesmas instituições, só assim posso acreditar que as decisões tomadas são as que melhor servem a população.
Certamente que quem por acaso leu o post que anteriormente escrevi sobre a Delphi, poderá pensar que contradigo agora o que disse antes, uma vez que Armando Reis fez carreira no Centro de Emprego e Formação Profissional que hoje dirige. A minha justificação vai para o facto de que não vale a pena nomear um qualquer técnico de uma instituição mas sim o que de entre todos ofereça mais garantias e a quem se reconheça a competência necessária, não foi claramente o que aconteceu neste caso.
O presidente da "Junta" (que é um Socialista convicto)

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

DELPHI

Foi durante o ano de 2007 que a noticia do possível despedimento de 500 trabalhadores da maior empresa empregadora do distrito nos deixou a todos com um sentimento de preocupação. Quem de entre todos os Guardenses não ficou apreensivo com o possível despedimento de um pai, uma mãe, um irmão, um filho ou até mesmo um amigo.
No entanto lembro-me de ter visto na imprensa escrita da altura, que apesar de atento ao problema, o Sr. Director do Instituto do Emprego do Distrito da Guarda desvalorizava o problema demonstrando alguma despreocupação. Contava pois o dignissimo com o ovo no cu da galinha, a PLIE e as pequenas e médias empresas resolveriam o problema. Pois bem, hoje confirmaram-se esses despedimentos e sendo que a Plataforma Logística se encontra como a seguir tento mostrar, espero que o Governo que hoje tomou posse, saiba o que fazer com o Sr. Director.


O presidente da "Junta"

sábado, 24 de outubro de 2009

ORGULHO MEU



ESTE RAPAZ FAZ HOJE 83 ANOS DE IDADE, PODE HAVER MAIOR ORGULHO NUM FILHO EM TER UM PAI COMO ELE E TER UMA MÃE QUE TUDO FEZ PARA QUE SEUS FILHOS DELE SE ORGULHEM?

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

VAI UMA MÁQUINA DE CALCULAR? VAI?

No post que publiquei em 14/10/2009 fiz referência a um pedido de desculpas que Crespo de Carvalho devia aos Egitanienses por algo que havia afirmado durante a campanha eleitoral.
Agora volto a falar da mesma pessoa, mas por razões diferentes.
Li num semanário da nossa urbe que na noite de eleições, C.C. não reconheceu a vitória a Joaquim Valente. Apesar de o PS ter conseguido eleger o quinto vereador, refere o Sr Engenheiro que o PSD conseguiu bons resultados em onze Freguesias.
Sugiro que da próxima vez Álvaro Amaro (líder Distrital do PSD) faça distribuição de máquinas de calcular pelos candidatos escolhidos. Se de 7 possíveis vereadores conseguiu apenas 2 e de 52 Freguesias venceu somente 11, onde resta a dúvida?
Para terminar, ao que parece, Crespo não vai assumir o seu lugar na Edilidade, a Guarda agradece.
O presidente da "Junta"

domingo, 18 de outubro de 2009

DESILUSÃO












Lá se foi um dos meus políticos de referência.
João de Deus Pinheiro, que foi um excelente Ministro dos Negócios Estrangeiros nos governos de Cavaco Silva e extraordinário Comissário Europeu durante vários anos, bateu esta semana o record da presença mais pequena como deputado numa legislatura. Pois é o Sr. Deputado apareceu na Assembleia da República para dizer que não queria lá ficar. Toma lá que é democrático!
Pior do que isso, dizem as más línguas que a direcção do PSD e Deus Pinheiro haviam acordado previamente que no caso de ganharem as eleições o Deputado ficaria na Assembleia para a presidir, mas se acaso o resultado fosse a derrota como se veio a verificar, o cargo seria ocupado pelo representante da Juventude Social Democrata. Se eu fosse eleitor pelo circulo eleitoral de Braga, sentiria que fui atraiçoado.
Tal era o desespero de Manuela Ferreira Leite, para que se sujeita-se a tal condição.
Enfim, costuma-se dizer que "Deus que é Deus não agrada a todos", a mim também não.
O presidente da "Junta"

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

BREVES NOTAS

Agora que os ânimos já acalmaram e as escolhas foram feitas, aqui deixo breves notas sobre as eleições autárquicas.


A minha primeira observação vai para a excelente vitória que os Manteiguenses deram a Esmeraldo Carvalhinho (a SIC dava a vitória a Biscaia já depois das urnas terem fechado). Apenas quem acompanhou com alguma proximidade a campanha, pode imaginar o valor desta conquista. Foi um campanha onde tudo era possível para voltar a enganar os eleitores, com ataques pessoais á dignidade do recem-eleito. Enfim, uma forma de fazer política que não serve de exemplo para ninguém e que por isso foi castigada por quem realmente tem esse poder, os eleitores.



Em segundo lugar, as juntas que governam o espaço físico das Lameirinhas. Em S. Vicente tal como se esperava, a experiência de José Manuel Brito, adquirida enquanto funcionário da CMG permitiu-lhe alcançar a vitória.
Já na Sé, devo confessar que tinha sérias dúvidas na recondução de Ernesto Gonçalves na liderança da Junta, isto atendendo aos comentários que nos últimos dois anos se faziam ouvir no nosso bairro e noutras zonas pertencentes á Freguesia da Sé.
Penso claramente que no que ás Lameirinhas diz respeito, Ernesto beneficiou das fracas qualidades da lista do PSD, bem como das obras da nova rotunda e do alcatroamento feito na rua da Boa Esperança já com as eleições á porta.



Para terceira nota, uma referência a Crespo de Carvalho, que em tempo de campanha havia afirmado que os Guardenses eram inteligentes e por isso votariam no projecto "A Guarda Quer".
Ora, sendo que este foi um dos resultados mais humilhantes para o PSD Guarda em eleições autárquicas, conclui-se que para este Senhor somos uma cambada de ignorantes. Impõe-se um pedido de desculpas aos Egitanienses.



Para último fica o meu agrado por o CDS e o BE terem (a nível nacional) de voltar a enfiar a viola no saco e esquecer os discursos arrogantes com que Paulinho e Chiquinho nos brindaram na noite das Legislativas.

O presidente da "Junta"

sábado, 10 de outubro de 2009

JÁ VAI SENDO TEMPO



Agora já posso dizer que sou conhecedor do plantel e da equipa técnica do Clube da "Freguesia", mas se por acaso não tivesse eu a faculdade de me deslocar ao pavilhão para ver os jogos (o que aínda só aconteceu uma vez e que lamento), se não falasse eu com a malta e me ficasse apenas com a informação disponível no site do GDRL, com toda a certeza ficava a pensar que hoje no pavilhão Municipal o Lameirinhas contava com atletas como o Traitas e o Bessa para o arranque da época 2009/2010.

Pois é, já vai sendo tempo de actualizar o site e substituir o plantel de 2008/2009 pelo da presente temporada.

Claro que eu podia dizer isto pessoalmente a algum dos responsáveis pela instituição, mas da ultima vez que fiz algo do género, a resposta que obtive foi "isso passa-te daqui por quinze dias!"

Aproveito para desejar os maiores sucessos á equipa, começando já com uma vitória no jogo de hoje, ao qual por razões alheias á minha vontade não poderei assistir.

O presidente da "Junta"

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A HORA DA VERDADE

Chegou a hora da verdade!
O bairro das Lameirinhas tal como em todo o lado, vai a votos para escolher quem vai comandar os destinos da Freguesia em que está inserido na sua quase totalidade.
Desta vez não há desculpas para não votar, pois em ambas as listas dos principais Partidos políticos para a Assembleia de Freguesia, figuram pelo menos três ou Quatro caras da nossa praça (leia-se Bairro), o que denota bem o peso que as Lameirinhas têm em eleições Autárquicas . Devem em minha opinião os eleitores avaliar o que de bom e de mau foi feito pelo executivo que cessa funções, comparar o que foi feito no nosso bairro com o que foi feito na Quintazinha do Mouratão, em Monte barro, Alfarazes e Galegos. Devem da mesma forma procurar saber quais as propostas do PSD para os diferentes locais acima nomeados.
Deve cada eleitor, tentar compreender o porquê de João Abel que apenas fez parte do executivo da Junta no último mandato ( para substituir por motivos de doença, Guilhermino Carvalhinho) vai em segundo lugar na lista do PS, ficando Barroso para terceiro. Assim como não é de mais tentar perceber porque é que na lista do PSD, foi deixada para segundo lugar Maria de Lurdes, que ainda há poucos anos não "roubou" a Junta a Ernesto Gonçalves por escassa meia dúzia de votos, sendo escolhido para encabeçar a mesma lista, alguém de quem muito pouco se conhece em termos políticos e de gestão autárquica.
Regojizo-me pelo facto da "Freguesia das Lameirinhas" não ir a votos (ainda).
É a vantagem desta minha pequena "ditadura".
O Ditador
Ou melhor, o presidente da "Junta"

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

MATAR SAUDADES

Numa altura em que tanto se fala em modernizar as Escolas por esse País fora, foi a pedido de um familiar que visitei a Escola EB 2-3 de Santa Clara, na Guarda.
Estudei lá durante três anos, deveriam ter sido apenas dois mas a minha inteligência não deu para mais. Nesse tempo, chamava-se Escola Preparatória General João de Almeida, já lá vão mais de vinte e cinco anos. Para mim será sempre o Ciclo.
Fiquei espantado quando observei que está quase tudo na mesma, em termos físicos claro.
Foi um momento de alguma nostalgia, gostei muito.
Tirei algumas fotos que adicionarei a este post assim que possível.

O presidente da "Junta"