UMA FREGUESIA QUE NÃO EXISTE

NO PAPEL...

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

BRINCADEIRAS DA MINHA MENINICE

Tal como disse no post anterior, acabei de ler um livro e vou começar a ler outro.
Mas antes da transição propriamente dita, de José Rodrigues dos Santos, para Dan Brown, resolvi fazer passar os olhos por uma edição da AJTG que data de 1999 (se não estou em erro) e que se intitula de "Brincadeiras da minha Meninice", livro que requisitei na Biblioteca Eduardo Lourenço. A temática desta edição resume-se a relatos de diversas personalidades da nossa Urbe e Concelhos limítrofes, onde são recordados os jogos tradicionais, que a miudagem praticava desde os começos do século XX.
Ali se fala de muitos jogos de que me lembro também eu praticar nas décadas de 70 e 80, aqui pela "Freguesia".
Quem se não lembra dos que vou enumerar?
Os mais praticados pelos rapazes: o jogo do pião, do pisa, do berlinde, do prego nas suas várias versões (castelos, ou Mundo, entre outras); o rilha, as escondidas, o tiça, o ió-ió, as corridas de trotineta que nós mesmo fabricávamos, as verdadeiras pistas de autocross que percorríamos com as caricas a fingir que eram carros, a Burra manca ou Mosca, as andas, a bilharda, a xona, o eixo, a estátua, o inesquecível jogo das setas (que não era o jogo do alvo), o jogo da pedra que jogávamos com pedras do rio.
Outros eram mais praticados entre as raparigas: o lenço, a pedrincha, macaca, o elástico, saltar á corda.
E muitos outros em que não havia destrinça entre rapaz e rapariga. Alguns até em que ambos eram necessários para se poder realizar, como o jogo dos Reis e Rainhas.
E tantos, tantos que ficam por falar.
Bons tempos esses.
Hoje tudo é diferente, os putos de hoje nem sequer ouviram falar de muitas destas brincadeiras.
Hoje, quando se fala na Associação de Jogos Tradicionais da Guarda, logo se associa ao jogo da Malha, da Raiola, do panco e pouco mais.
Há cerca de cinco ou seis anos, juntamente com o David, um amigo de Maçaínhas, pensei na organização de um evento, onde à revelia da AJTG se desse a conhecer aos miúdos das "duas" Freguesias, as brincadeiras de outrora e quais as regras de cada jogo, para que se não perdessem no tempo aqueles que eram os NOSSOS JOGOS TRADICIONAIS.
Infelizmente não passámos de conversas...

O presidente da "Junta"

Sem comentários:

Enviar um comentário