UMA FREGUESIA QUE NÃO EXISTE

NO PAPEL...

quinta-feira, 29 de abril de 2010

O CLUBE DA FREGUESIA NO GRÂNDOLA AVENTURA

Segundo o Jornal A GUARDA, o clube da freguesia vai ter duas equipas a participar na prova "Grândola Aventura", desafio desportivo-turístico amador de Aventura, orientação e Fotografia, que vai ter lugar nos próximos dias 30 de Abril, 1 e 2 de Maio. Trata-se de uma nova aposta da colectividade que para além das modalidades já praticadas decide agora lançar-se neste desafio.
Um dos mentores desta iniciativa é José António Pereira, que leva já vários anos de experiência em provas de todo-o-terreno.
As duas equipas que vão representar a Freguesia são constituídas por Luís Moreira (piloto) e António Freixo (navegador) e por Carlos Cruz (piloto) e Constantino Logarinho (navegador).


Nota final (minha): O Clube de que fala o Jornal, é a A.C.R. de Fernão Joanes, e a Freguesia também ali citada é a Freguesia com o nome da mesma Aldeia.
Parabéns ao amigo Daniel Vendeiro.

A este post não será admitido qualquer tipo de comentário, pelo que não vale a pena perderem tempo a escreve-lo.


O presidente da "Junta", da "Freguesia das Lameirinhas" claro!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

LEITURA PRESIDENCIAL

A Sra que se segue na minha mesa de cabeceira (salvo seja):




No ano em que se comemora o centenário da Republica, resolvi ler o livro baseado na história da última Rainha de Portugal.

É uma edição da Esfera dos Livros.

A autora portuguesa conta a história de D. Amélia de Orleães e Bragança «uma mulher marcada pela tragédia quando embarcou, em Outubro de 1910, na Ericeira rumo ao exílio».

Isabel Stilwell é jornalista e escritora, tendo lançado outros dois romances: Filipa de Lencastre e Catarina de Bragança.

PS: Ainda não consegui encontrar o livro que pretendia ler de António Almeida Santos, "Vivos ou Dinossauros". Não sou apreciador de fazer compras via Internet, faço daqui o apelo a algum freguês que o encontre numa qualquer feira do livro, o adquira e me apresente posteriormente a devida conta. Esta obra foi publicada pela Editora "Publicações Europa América".

Ficarei agradecido.

O presidente da "Junta"

SERVIÇO PÚBLICO




segunda-feira, 26 de abril de 2010

PARA QUE NÃO CAIA EM ESQUECIMENTO


ABERTURA DA ÉPOCA BALNEAR


A época balnear só deverá ter inicio em 01 de Junho, eu antecipei-me e fiz a inauguração hoje mesmo, com mergulho e tudo.
Não apareço na foto, porque estou do lado de cá da câmara.

O presidente da "Junta"

sábado, 24 de abril de 2010

ABRIL

Se recordar é viver
Jamais posso esquecer
Os tenpos da ditadura.
Eram punhos fechados,
Lábios mudos, cerrados
Sufocando dor e amargura.
Calando o ódio a bufos
Lacaios e tartufos
Bestas, feras da satânica tirania.
E a esperança
Em vez de crescer, fenecia...
Mas eis que...
Num lindo dia de Abril
O sol raiou com mais fulgor
E de novo renasce a esperança,
A fé e o amor...
Na rua há soldados,
Chaimites blindados,
Rubros cravos
No lugar das baionetas,
Abrem-se portas
Caem grilhetas.
Canta-se a Grândola Morena
Como hino triunfal!
A turtura acaba em Peniche,
Caxias e Tarrafal.
Apitam as sirenes
Dos barcos ancorados na barra.
Tremula mais alto
O símbolo da pátria amada
E os clarins anunciam
A nova alvorada.
Pupula e grita
A mole humana
Pelas vielas da Cidade.
E toda a Nação acorda
Ao pregão da Liberdade...

Guilhermino Carvalhinho

GDRL 4-2 SACAVENENSE
Parabéns!


O presidente da "Junta"

SÓ PARA LEMBRAR

sexta-feira, 23 de abril de 2010

ABRIL

Não fui eu que disse, são palavras que alguém enviou à "Junta" em envelope aberto...


Caro Rui, O Ciclone é uma pessoa pela qual as gerações mais velhas de Manteiguenses (as gerações mais novas não tiveram a oportunidade e o privilégio de lidar com ele) nutrem carinho e admiração, pelos valores que sempre defendeu de forma inequívoca e pela sua forma de estar na vida. PIDES há muitos e no domingo vão sair há rua de gravata preta, mas por haver pessoas como o Ciclone que souberam transmitir às gerações mais novas o valor da liberdade e da democracia, também vai haver muitos que no domingo irão sair à rua de cravo vermelho.
David Correia (Jota)


Uma “Re-Revolução”

Um dia alguém acorda e lembra-se de fazer revolução, que leva-se um pequeno país à Liberdade.
Óptima ideia, pensa ele, mas sozinho, como iria ele conseguir.
Então, outra ideia, fazer uma lista de pessoas com bons ideais.
A lista já ia longa, mas só ele sabia desta ideia.
Pensou em começar a falar pessoalmente com os elementos que constituíam a sua lista.
Todos se mostraram inicialmente deslumbrados com a ideia, mas o que passaria pela cabecinha deles em relação ao seu contributo e qual o seu proveito, que beneficio tiravam eles de uma revolução.
Pois bem a revolução deu-se, na maior das calmas, sem grandes confrontações, com muitos “Salgueiro Maia” e Muitos “Otelo Saraiva de carvalho” á mistura.
Pois é mesmo aqui que tudo começa e as diferenças se mostram.
Os Salgueiristas, pessoas humildes e de trabalho, que pouco querem saber da fama, fortuna, mas sim de trabalho e vontade de vencer a pulso, por forma a viver a vida com honradez, ajudando o próximo.
Os outros, que de todas as artimanhas se valem, desde a incompetência á má conduta até ao desrespeito pelo pela vida humana, para ganhar a vida. Estes que aparecem e desaparecem sem serem julgados e punidos pelos maus serviços prestados, só julgados por quem os rodeia, e de que deles nada precisam. São estes que cuidam da nossa educação, do nosso dinheiro (Honradamente ganho), da nossa saúde e de tudo o resto que nós pensamos ser nosso.
Será preciso um dia alguém acordar e lembrar-se de fazer uma “re-revolução”, que leva-se um pequeno país á Verdadeira Liberdade?

Paulo Carvalhinho
...palavras que eu subscrevo.
O presidente da "Junta"

quinta-feira, 22 de abril de 2010

COM UMA MALA DE CARTÃO

Depois de saber que a Deputada da Nação, Inês de Medeiros, vai ter uma viagem por semana, paga inteiramente pela Assembleia da República, para se deslocar à sua residência oficial que fica em "Paris de França", Pensei logo em duas coisas:

_Inês, não vai com uma mala de cartão como a outra...

_Fico tentado em pedir à minha entidade patronal que pague as minhas viagens à "Freguesia", quantia que será um pouco menos que uma trigésima parte do que leva a bela Deputada, se eu abdicar do valor das portagens na A14.
O presidente da "Junta"

quarta-feira, 21 de abril de 2010

diVISÃO, anteVISÃO, VISÃO e localVISÃO


Depois da derrota em casa do Olivais por 5-3 O clube da "freguesia" regressou aos lugares de descida de divisão. Ao que ouvi dizer, a equipa de arbitragem parece ter dado o jeito à formação local.
A classificicação fica assim ordenada:

1 AMSAC 54
2 Vit.Olivais 51
3 Académica 47
4 Ismailitas 46
5 NS Tires 37
6 Loures 34
7 Amarense 30
8 Louletano 26
9 Fabril Barreiro 25
10 Albufeira Futsal 25
11 Lameirinhas 23
12 Sacavenense 22
13 Portela 11
14 Sassoeiros 7

O próximo jogo do GDRL vai ser mais que uma final, pois ao receber o Sacavenense só a vitória serve, não devemos esperar outra coisa que não isso. Ao mesmo tempo que se espera que o Albufeira perca em casa com o Ismailitas e o Fabril perca na Cidade dos estudantes.
Caso esta minha antevisão dos resultados se venha a verificar, o Lameirinhas sairá novamente da zona de despromoção.


Tendo em conta a vital importância e tivesse eu responsabilidades directivas no GDRL , já hoje as Rádios e Jornais Egitanienses estavam a passar a palavra aos Guardenses, de que o clube precisa mais do que nunca do seu apoio. Aliás, era isso que fazia com a maior das regularidades enquanto fiz parte da direcção do Clube.
Como não estou na Guarda, não sei se isso foi ou está a ser feito. Espero que sim.
Hoje em dia há até uma pessoa que podia dar uma ajudinha na divulgação da importância de levar mais gente ao Pavilhão Municipal. É uma pessoa que tem as suas raízes no Bairro das Lameirinhas, chama-se Paula Pinto e trabalha para a Localvisão da Guarda. Não será muito complicado para a direcção do GDRL chegar à fala com a Paulinha (falo assim porque sou amigo pessoal dela), já que ainda há poucos dias tive ocasião de ver no referido canal televisivo, uma reportagem com o titulo de "Navegação em Fernão Joanes" feita por ela lá para as bandas daquela aldeia. Reportagem essa, que devido a problemas que tenho com o sistema áudio do meu computador, tive de recorrer apenas à visão, sem som. Ficando com a sensação que a actividade que ali era relatada, seria uma Organização do Grupo Desportivo das Lameirinhas, avaliando pelo número de pessoas ligadas ao Clube que foram entrevistadas. Para quem ainda não viu esta reportagem, recomendo vivamente que o façam por duas vezes, a primeira sem som, a segunda com ele.

Infelizmente não vou poder estar presente no Sábado. A vida profissional não me vai dar essa possibilidade. Mas mais uma vez deixo aqui o apelo aos simpatizantes que tiverem oportunidade de ir, que não deixem de o fazer. O GDRL merece!

O presidente da "Junta"

segunda-feira, 19 de abril de 2010

PARA O PARVALHÃO QUE SE AUTO-INTITULA DE "APOIANTE DA DIRECÇÃO"

É por muita gente na Guarda e por todos na sua terra natal (Manteigas) conhecido como o "Ciclone", com ele aprendi que dizer o que se pensa de maneira frontal é uma das maiores virtudes que um homem pode ter. Lembro de o ouvir falar de gente que se infiltrava em grupos de amigos, enganando por vezes a própria família, para depois os delatar. Chamavam-lhes, dizia o "Ciclone" os PIDES. Eram cobardes, gente sem auto-estima, existiam apenas para tramar aqueles que faziam ouvir a sua voz sem se esconder por detrás da mascara, aqueles que falavam contra o regime mas não se importavam com o que o regime pensava das suas ideias.
"Ciclone" foi por mais que uma vez molestado pela PIDE, não deixou por isso de dizer o que sentia, não se acobardou com anonimatos. Hoje é para mim um Símbolo de Abril.
Espero ter sido claro.

O presidente da "Junta" (filho do CICLONE)

sábado, 17 de abril de 2010

MAIS UMA JORNADA

Tal como tinha dito há uns dias a esta parte, tinha marcada para os dias de ontem e de hoje mais uma das minhas peregrinações a pé ao santuário Mariano em Fátima.

No início, tudo porreiro...

Com uns momentos para merendar.

Oitenta e quatro Km e quinze horas depois, já no nosso destino.
O Paulo, meu Irmão, também era para vir dar uma ajuda, mas por motivos de saúde não o pôde fazer. Não houve problema, os dois compinchas que me acompanharam, fizeram-no com a maior disponibilidade possível pela terceira vez consecutiva, sem eles eu não conseguiria jamais realizar esta etapa.
Perdi mais tempo que o ano passado (uma hora), mas ganhei certamente mais vontade para realizar novamente a minha peregrinação no mês de Setembro ou Outubro.
Aproveito para agradecer a todos aqueles que através da "Freguesia" ou via telemóvel me deram apoio.
O presidente da "Junta"


sexta-feira, 16 de abril de 2010

PROMESSA

Alguém se lembra do que marquei para este dia?
Pois é!
Estou de arrancada.
Depois digo mais.

O presidente da "Junta"

quinta-feira, 15 de abril de 2010

TOLERÂNCIA DE PONTO


A Igreja ajoelha e roga, não a Deus mas ao políticos, para que seja dada tolerância de ponto aos funcionários públicos na visita do papa ao País.
Os políticos (bacocos), aproveitam para dar uma benesse a quem mais os confronta com protestos no dia a dia, os funcionários do estado.
É caso para dizer: Temos os representantes da igreja católica a pedir exclusivamente para os "protestantes".


O presidente da "Junta"

DIAZEPAN

Diazepan é a Denominação Comum Internacional de um medicamento sobejamente conhecido, o Valium.
Em Portugal é comercializado na farmácia de oficina em duas dosagens, a cinco e a dez miligramas. É entre outras razões muito procurado pelos seus efeitos relaxantes. Actua que nem ginjas quando o organismo e a mente começam a dar sinais de perturbações ao nível da excitação, stress e nervosismo.
Avaliando a série de comentários de que sou alvo nos últimos tempos, aproveito este meu espaço para aconselhar os autores dos mesmos, a experimentar a toma deste medicamento. No entanto, aviso que não vão conseguir adquirir a esta benzodiazepina ( cá estou eu a sacar dos conhecimentos profissionais) sem a respectiva receita médica. Por isso sugiro que se dirijam ao respectivo médico de Família, se bem que em alguns casos a coisa já lá não vai sem consulta de psiquiatria.
Se por acaso algum dos "pacientes" tiver aversão aos comprimidos, tem sempre outra solução, a via rectal também está disponível.

PS: Obviamente que não coloco todos os comentadores da "Junta" na sala de espera para consulta (que é como quem diz, no mesmo saco), tenho a certeza que cada um saberá se é ou não objecto do meu diagnóstico e terapia adjacente.

O presidente da "Junta"

LEITURA PRESIDENCIAL

Afirmei há dias que depois de MIA COUTO seria a vez de António Almeida Santos a ocupar o meu tempo de leitura. Acontece que não consegui adquirir a tempo a sua obra "Vivos ou Dinossauros". Assim, a escolha recai sobre uma autora que desconhecia, Norte-Americana.
Patrcia Highsmith escreveu em 1955 "O Talentoso Sr. Ripley"





O presidente da "Junta"

quarta-feira, 14 de abril de 2010

CORRECÇÃO

O próximo jogo da equipa Júnior do Clube da Freguesia vai realizar-se no dia 17 e não no dia 18 como foi dito no post anterior.
Fica feita a correcção, ficam renovados os votos de boa sorte.

O presidente da "Junta"

segunda-feira, 12 de abril de 2010

JUNIORES DE FUTSAL


O Clube da "Freguesia" disputou ontem o primeiro jogo a contar para a Taça Nacional de Futsal de Juniores A 2009/2010. Nesta primeira partida defrontando o Tabuaço, as coisas não correram muito bem, a rapaziada Egitana perdeu por 9-1.

No próximo dia 18 o GDRL recebe em casa o União de Leiria. Há que levantar a cabeça e não esquecer que esta é uma nova experiência.

A "Junta" deseja-lhes boa sorte.


O presidente da "Junta"

domingo, 11 de abril de 2010

VAMOS LÁ ENTÃO A ISSO!

" exmº sr Presidente: passados que estao oito dias depois da realizaçao da assembleia do GDRL ainda nao vi da sua parte um comentario( aprofundado)á mesma!
ja sabe o q aconteceu as finanças do clube? porque nao foram pagos os salários dos colaboradores a tempo e horas? segundo o que ouvi estas e todas as outras questoes por si aqui colocadas tiveram resposta por parte da direcção.será q o sr presidente ficou de tal forma esclarecido que agora se remete ao silêncio?
aguardo
parece q vou ficar sem resposta!!!!
mais uma vez é a desculpa dos comentarios anonimos!!!
pela boca morre o peixe nao é sr presidente?"


As palavras que acabou de ler, foram escritas por um "Freguês" anónimo em forma de comentário ao post que intitulei de ASSEMBLEIA GERAL.
Na altura em que as recebi, decidi não as publicar pela simples razão de que não sabia eu do que realmente se tinha falado em concreto na dita Assembleia.
Hoje já estou mais esclarecido. E por isso decidi dar um pouco do meu pouco tempo para poder dizer-lhe (ao autor do comentário) uma ou duas coisas.
_ Vamos lá ver se eu entendi.
Na Assembleia Geral do GDRL foi dito pela actual Direcção, que aquando do pagamento do subsídio de férias aos funcionários do Clube, foi comunicado aos mesmos que esse pagamento não poderia ser efectuado porque havia que pagar em primeiro lugar, uma indemnização a duas das funcionárias, que já transitara da direcção anterior. Correcto?
E então lá teve o actual executivo de "negociar" com as duas pessoas em causa, de forma a que estas recebessem a indemnização mais tarde. Certo?
Errado!
Foram as próprias funcionárias que em solidariedade com os colegas de trabalho, abdicaram de receber naquele dia! Foram elas que tomaram essa iniciativa!
_Então e quanto às outras ocasiões em que os funcionários não receberam a tempo e horas? Foi dada alguma explicação?
_ Quanto à questão dos "comentários anónimos" que refere, não tenha dúvidas! Poderá de quando em quando ficar a falar só. Já sabe o que penso dessa corja sem rosto!
_ Fica a saber ainda que qualquer dos elementos da direcção do GDRL é conhecedor das minhas opiniões. Sabe porquê? Porque concordando/apoiando, ou discordando, eles sabem que sou o Rui Carvalhinho. Não sou pois como alguns que agora só sabem dar pancadinhas nas costas, mas já antes aqui opinaram (de forma depreciativa) sobre as questões que acabei de abordar.
Espero que me entenda Sr anónimo. Espero que me entenda.

PS: E tem razão! Pela boca morre o peixe. Normalmente é só dar-lhe sinal de que há isco no anzol, já não larga a linha. Compreendeu? Não? Deixe lá, o tempo se encarregará de lhe fazer compreender.

O presidente da "Junta"

SERVIÇO PÚBLICO


O Clube da "Freguesia" venceu ontem a formação do Louletano por 12-05.

Apesar de ao intervalo se verificar um empate a três golos, a equipa do GDRL conseguiu provar que possui um valor muito acima do lugar que ocupa na tabela.

Com esta vitória o GDRL mantém a mesma posição, embora tenha reduzido a distância que o separa do Louletano para apenas dois pontos.


O presidente da "Junta"

sexta-feira, 9 de abril de 2010

BOA SORTE





O factor "casa" sempre foi uma mais valia para a equipa da "Freguesia".
No entanto, de nada serve se não contar com o apoio da massa associativa.
Faço daqui um apelo, a todos os sócios e simpatizantes do G.D.R.Lameirinhas, para que se desloquem ao pavilhão Municipal para apoiar os nossos atletas. Com a ajuda de todos, vamos continuar a lutar pela manutenção na 2ª Divisão.
Eu, lá estarei.


O presidente da "Junta"

SÓ PARA LEMBRAR


quinta-feira, 8 de abril de 2010

FRANK


Bom trabalho! Disse-me ele ao deixar a farmácia na noite de quinta para sexta, quando eu entrei ao serviço.

Bom descanso! Respondi-lhe como sempre. Mal sabia eu que seria descanso eterno.

Realizaram-se hoje as exéquias fúnebres de meu Amigo Frank.


Deixo-te aqui uma última homenagem.

Teu amigo Rui.



segunda-feira, 5 de abril de 2010

JUSTIÇA DIVINA

Para a noite de hoje tinha planeado ir ver o jogo Naval-Benfica (cheguei a comprar o bilhete).
Em vez disso vou ficar em casa, para meditar sobre as razões que possam ter levado a que tenha perdido um colega de trabalho, dos poucos Amigos que tenho aqui na Figueira da Foz. Um Jovem de 34 que parte assim sem mais, em nome de uma justiça a que chamam DIVINA.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

ATENTADO


Como comprova a foto que encima este post, a viatura presidencial foi esta noite alvo de um atentado.
Vivesse eu na "Freguesia" e tendo em conta o post anterior, já tinha um suspeito para tamanha cobardia.

O presidente da "Junta"

NÃO, SENHOR ANÓNIMO

Não vai ficar sem resposta.
Devo dizer que para além de anónimo é BURRO!
Lamentavelmente, não estive presente na Assembleia. Já o tinha dito aqui. Mas parece que isso lhe passou ao lado, não é verdade?
E sim, enquanto insistir no anonimato para me provocar, não passará de uma besta carregada de cobardia.
Espero receber mais comentários seus, já que mais não seja para lhe ir podendo de forma clara dizer o quanto admiro a sua frontalidade cobarde.
Saudações presidenciais.

A LEITURA PRESIDENCIAL


A narrativa de A Varanda do Frangipani decorre na Fortaleza de S. Nicolau, algures em Moçambique. A fortaleza há muito que deixou de ser reduto de defesa e ocupação estrangeira para se transformar num asilo de velhos. A trama policial, as reflexões sobre a guerra e sobre a paz, o Universo mágico, a riqueza de personagens, aliados a uma narrativa pujante e amadurecida, fazem deste livro uma das mais belas obras de Mia Couto.

Este é o livro que tenho à cabeceira, segue-se outro também de um autor de língua Portuguesa, António Almeida Santos, que se intitula "Vivos ou Dinossauros".

O presidente da "Junta"

PÁSCOA FELIZ

Uma vez que estou a trabalhar esta noite (agora não e espero que o patrão não tenha acesso a isto) e na noite de Sábado para Domingo, não posso deslocar-me à Guarda nesta quadra. Por esse motivo aproveito para enviar daqui, votos de uma Páscoa muito feliz para toda a "Freguesia".

O presidente da "Junta"

OK, ERA MENTIRA. MAS NÃO ME IMPORTAVA QUE TIVESSE SIDO VERDADE!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA


Quando já nada o fazia prever, Hélder Jerónimo deixou o comando técnico do Clube da "Freguesia".
Parece que a direcção do GDRL acabou por ceder à vontade do Professor.
O novo comando da equipa fica a cargo de gente da casa. Filipe Monteiro e Bruno Torres.
O presidente da "Junta"