UMA FREGUESIA QUE NÃO EXISTE

NO PAPEL...

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

FALAR CLARO II

Vem este post a propósito de um comentário que recebi de um "freguês" anónimo, num outro post com o mesmo nome "Falar claro".
Fico pois, muito satisfeito por ver alguém com quem partilho tantas opiniões.
Diz o caro "freguês" que a parte social é a mais importante de toda a instituição, e diz bem!
Enquanto fiz parte das direcções do GDRL sempre foi essa a minha postura em relação a essa vertente. Aliás, não só minha como de todos os elementos que comigo fizeram parte dos órgãos directivos. Os dois presidentes com quem trabalhei, esses eram acérrimos dessa opinião.
E isso não acontece por acaso!
Acontece porque é realmente o trabalho social, muito mais que o desportivo, que nos concede o respeito de instituições como Juntas de Freguesia, Governo Civil , Centro Regional de segurança Social e Câmara Municipal. Sendo que com esta última está estabelecida uma parceria em que o GDRL presta serviços à edilidade.

Em boa verdade se pode dizer que neste meu espaço, eu dedico muito mais linhas à área desportiva. Mas várias foram as vezes em que "veio à baila" esta parte crucial da instituição.
Vamos então deixar de lado o desporto e falemos de outros temas que me endereçou este nosso interlocutor.
Compreendo cada uma das suas questões, mas algumas carecem de esclarecimentos adicionais.
Quando refere o investimento que a actual direcção fez nas obras e remodelações no edifício sede do clube (ATL, Creche), devo informar que a verba proveniente da Segurança Social, já havia sido contratualizada com a anterior direcção e que se me não engano rondaria os 20.000€.
O mesmo aconteceu com a recuperação do polidesportivo. Esses foram dinheiros que não se podem chamar de investimentos. O dinheiro veio para isso mesmo! Nem sequer poderia ser aplicado noutras coisas que não estas! Foram compromissos assumidos pela anterior direcção e não investimentos!

No que diz respeito ao parque automóvel, a história não difere muito.
As únicas responsabilidades da actual direcção na aquisição das duas carrinhas e do autocarro, foram tão somente o pagamento das últimas prestações do autocarro. Que segundo julgo, datam de Outubro de 2009. Ou seja, também aqui não houve qualquer investimento! Houve sim que cumprir com as obrigações a que a instituição estava obrigada, de forma a que nunca o bom nome do GDRL fosse posto em causa. Esse sempre foi o lema daquela casa.
Outra coisa não era de esperar, pois não me lembro de que um único fornecedor, tivesse de nos bater à porta, para pagar dívidas em atraso.
Ressalvo apenas a contenda entre o Clube e duas funcionárias, em que o primeiro acabou por ter de pagar uma indemnização (também no ano de 2009), que serviu de desculpa para os actuais problemas financeiros da instituição.
Mas, ainda a respeito do parque automóvel, tenho a certeza de que na altura em que foi feita a aquisição daquelas viaturas, a grande maioria dos associados deve ter pensado que era uma ideia megalómana. Hoje tenho a certeza de que foi uma das melhores decisões tomadas pelas direcções anteriores. Naquela altura, a velhinha FORD e as carrinhas do Sr Simão e do Sr José Alves já não davam conta de recado. Tal era, como diz o meu caro "freguês" o elevado número de atletas, bem como a falta de apoio que havia até então, para se fazerem deslocações com as crianças que frequentavam as várias valências da instituição.

Por fim, resta apenas dizer que muito mais há para dizer!
Mas ficará para outra altura!
Não pelo medo de represálias para com família e amigos que trabalham para a instituição, mas porque tentarei estar na próxima assembleia geral (quando souber a sua data tudo farei para me deslocar à Guarda), e aí sim! Gostaria de abordar alguns temas que este "freguês" anónimo tocou de forma superficial.

Aproveito uma vez mais para agradecer a todos aqueles que têm seguido a "Junta" e que contribuem com as suas ideias. Mesmo os que não concordam comigo.

O presidente da "Junta"

18 comentários:

  1. Para que conste!
    Metade do subsidio de natal dos funcionários ainda não foi pago...
    Com toda a certeza, ainda será por culpa da tal indemnização herdada da direcção anterior...

    ResponderEliminar
  2. Não posso estar mais de acordo com tudo o que foi escrito.

    Só queria focar mais um assunto acrescentar ao já referido a postura que a actual direcção do GDRL, teve ou tem com todos as pessoas apoiavam em certas actividades.

    ResponderEliminar
  3. Sei que existe muita conversa e falatorio cada vez maior nesta freguesia.
    Mas venho deixar uma palavra de apreço pela coragem do nosso Presidente da Freguesia.
    Lute e continue a lutar contra o sistema.
    Nao se deixe abater pelos hoobies instalados.
    Força

    Amigo bem proximo

    ResponderEliminar
  4. isto nao está facil para as instituições,a camara nao paga a ninguém,mas também não se pode estar sempre á espera desses subsidios.eles pagam, não se sabe é quando...é preciso arranjarem patrocinadores para pagar principalmente ao futsal,e nao deve ser com os patrocinios que têm que pagam...

    ResponderEliminar
  5. Claro que não e fácil manter a parte desportiva sem patrocínios e como na nossa cidade existem poucos patrocinadores, logo não existem milagres.
    Mas a parte social não pode ser o patrocinador da parte desportiva. E depois deixarem de pagar os direitos dos trabalhadores da parte social e quando os trabalhadores (jogadores / treinadores) recebem a tempo e a horas, pagamentos certinhos considero que este facto deve ser ao contrário.
    Pois se acorresse o contrário se fossem os jogadores a não receberem a tempo e a horas, provavelmente já não tínhamos equipa de futsal.

    ResponderEliminar
  6. senhor agnelo, secalhar os jogadores de futsal tambem não recebem a horas!!!...não fale sem saber!!!...pelo que tenho lido voçê fala muito mas pouco acerta!!!

    abraço pro Rui

    ResponderEliminar
  7. Quando publiquei o comentário do Agnelo, não tive oportunidade para dizer que não sabia da veracidade das suas afirmações. Pois o comentário foi colocado via telemóvel.
    Contava dizer isso hoje mesmo.
    Bom era que uns e outros tivesse os ordenados em dia.

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde meus senhores
    Mais uma vez, desculpem a minha intromissão na vossa "quinta", mas pareceu-me estranha a visita que efectuei em "http://www.gdrlameirinhas.com/grupo/orgaos-2009-2011", onde verifiquei, se é que não estou erra do que o Sr. Agnelo até é elemento da direcção efecriva, o Sr Rui é elemento da direcção suplente, mas... o que é ser efectivo e ser suplente, é na minha óptica, uns assumirem as responsabilidades e outros não, não me parece que em estruturas associativas seja uns terem de tudo fazer e outros nada. Quando num qualquer órgão colegial e associativo assim se pensa, é demasiado redutor, o que por consequência se transforma em algo destrutivo em termos orgânicos. De qualquer modo, não posso estar mais de acordo, que as remunerações de qualquer colaborador devem estar em dia, mas com os dias que correm, se não houver despedimentos já é bom, pois em termos globais, é esse o caminho de qualquer empresa e não só.
    Mais uma vez, um abraço.
    PS: Sr Moderador, considere a sugestão construtiva, solicitando que se escreva em bom português. Uma mensagem cheia de erros ortográficos,mancha qualquer comunicação.
    Luis Albuquerque

    ResponderEliminar
  9. Julgo que o anónimo deve ser um jogador para comentar, sendo o que ele diz, que não tem recebido a tempo??
    Pode ser que um dia se saiba quem tem ou não os salários em dia.
    Mesmo que não tenha julgo, não ter atacado ninguém simplesmente tem que informar as pessoas que o GDRL lhe deve a eles ou a mais alguém.
    Se quiser???
    Contudo só o tempo dirá se acerto ou não??
    Provavelmente eu ainda andarei por ca (GDRL), provavelmente o anónimo não sei, vamos ver quanto tempo resiste sem salário?

    ResponderEliminar
  10. Um abraço para o Rui.
    Faltou no anterior.

    ResponderEliminar
  11. Meu caro Sr Albuquerque.
    Quero antes de tudo solicitar-lhe que tome a "Junta" como sendo sua também. Apesar de ser a minha pessoa a "controlar" este espaço, tento que o mesmo seja de todos. E pelo simples facto de se preocupar com os problemas da "Freguesia" já me chega para que o considere um elemento integrante da "Quinta".

    Esclareço que o Sr Agnelo, que tem vindo a opinar por aqui, não é o mesmo que viu como pertencendo aos orgãos sociais do GDRL.
    Já no que diz respeito ao Rui Carvalhinho, a quem dá o prazer de ler e opinar sobre as suas palavras, esse sim! Esse, figura como suplente do conselho fiscal.
    Sempre defendi, asseguro-lhe, que uma direcção não deve trabalhar sozinha. Aliás, tamanho é o erro de quem assim pensar!
    Como tem reparado, são muitas as razões que me levam a discordar de certas posições tomadas pela direcção. O que não quer dizer, que não possa ainda que muito limitado pela distância física que me separa da Guarda, ajudar no que quer que seja!
    Perguntar-se-à então, o porquê deste meu distanciamento.
    Posso argumentar:
    No dia 30-09-2009 (há coisas que não me esquecem, vá-se lá saber porquê!) quando em conversa na sede do Clube, dei a minha opinião sobre determinado tema, a um recém-eleito elemento da Direcção, foi-me respondido o seguinte: "Ó Rui! Mais uns dias e isso passa-te!"
    Numa outra altura, penso que até anterior a que acima referi (Agosto ou Setembro), quando estava em conversa com dois dos elementos também recém-eleitos para o mesmo orgão directivo, levei com isto: "Ó Rui! O segredo é alma do negócio!"

    E outros argumentos teria, acredite!
    Assim, se em vez de suplente, eu fizesse parte efectiva do conselho fiscal, decerto me demarcaria de imediato pedindo a minha demissão, dando lugar a quem se identificasse com esta tomada de posição . Mas não é o que acontece.
    Eu sou apenas suplente. Ninguém pede demissão de um cargo de suplente! Até porque não há suplentes de suplentes, pelo que os efeitos práticos dessa decisão seriam nulos.

    Quanto à questão dos erros ortográficos, compreendo-o perfeitamente. Mas acredito que tal se deve muitas vezes a que os comentários sejam enviados via iPOD, o que suscita desde logo alguma dificuldade.
    Eu próprio encontro muitas vezes essa dificuldade.
    Mas entendo que essa é uma matéria de importância menor e sobre a qual cada um é responsável pelos erros ortográficos que possa cometer. O Agnelo assumirá os dele. Eu assumirei os meus. Assim como o amigo Albuquerque assume palavras como "erra do" ou "efecriva".
    Um abraço!
    E obrigado uma vez mais pela sua contribuição.

    ResponderEliminar
  12. Atenta

    Só para lembrar ao Sr. Luis Albuquerque, d0 provérbio que "Não se deve cuspir para o ar, uma vez que nos pode cair em cima", ou então que corrija o seu próprio texto. Porque erros ortográfico são vários, já para não falar das inverdades e imprecisões.
    Já agora, "Sr. Presidente da Junta" solicito que me autorize a utilizar um pseudónimo embora diferente do dito "Sr. Luis Albuquerque".
    Um abraço meu caro irmão.
    Edite Estrela

    ResponderEliminar
  13. Quem ainda nao passou por ter subsidios em atraso,nao deve falar,pois só eu sei a falta que faz o nao nos terem pago.esperemos que nao passe para os ordenados ao fim do mês,pois algumas pessoas como têm ordenados grandes,e a horas,nao se interesam pelas outras...

    ResponderEliminar
  14. è triste falar-se mais aqui,e sabermos das noticias da instituiçao pelo blog, do que os directores da mesma nos comunicarem e facultarem-nos qualquer informaçao.Parece que têm medo,mas só se for de nao nos pagarem

    ResponderEliminar
  15. (Em resposta ao comentário anterior)
    Um dia, quando forem pedidas explicações a direcção do GDRL, os seus elementos remeteram para este blog, pois este deve ser o local onde mais informação surge :)

    ResponderEliminar
  16. SÓ A DIRECÇÃO DEVE SABER...O SEGREDO Á ALMA DO NEGOCIO...CADA VEZ MAIS SOZINHOS.ENFIM

    ResponderEliminar
  17. Como devemos falar sempre que as coisas correm mal, também temos que dizer as coisas boas, os funcionários já receberam o resto que faltava do subsidio de Natal, bem como o que deviam aos jogadores! Segundo informações que ouvi.

    ResponderEliminar