UMA FREGUESIA QUE NÃO EXISTE

NO PAPEL...

sábado, 26 de fevereiro de 2011

SERVIÇO PÚBLICO

JUNQUEIRA 3-1LAMEIRINHAS

CDC PINHEIRO 3-5 OSSELA

VALE DE CAMBRA- NELAS (Amanhã)

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ELE HÁ COM CADA DESCULPA!!!

Desde o início desta semana que ando a pensar se vou de visita ou não, à "Freguesia" no Sábado e Domingo.

Segunda: Sim
Terça: Não
Quarta: Sim
Quinta: Não
No dia de hoje, alguém me telefonou da Guarda, para saber se na farmácia onde trabalho havia em stock um medicamento que por essas bandas se encontra esgotado.
E não é que havia mesmo?
Eu até que nem queria, mas lá terá que ser...
Até amanhã!
Aí na "Freguesia"!

O presidente da "Junta"

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

NÃO SEI PORQUÊ!

Não sei porquê, mas a "Freguesia" tem sido cada vez mais visitada.
O número de visitas já ultrapassa as 21000, os comentários são cada vez mais, as pessoas que se identificam também e os "Fregueses com cartão de eleitor" já passa dos 20.
Tendo em conta o que por aqui vou escrevendo, sinto-me bem!
Estou de peito cheio!!!

O presidente da "Junta"

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

FALAR CLARO II

Vem este post a propósito de um comentário que recebi de um "freguês" anónimo, num outro post com o mesmo nome "Falar claro".
Fico pois, muito satisfeito por ver alguém com quem partilho tantas opiniões.
Diz o caro "freguês" que a parte social é a mais importante de toda a instituição, e diz bem!
Enquanto fiz parte das direcções do GDRL sempre foi essa a minha postura em relação a essa vertente. Aliás, não só minha como de todos os elementos que comigo fizeram parte dos órgãos directivos. Os dois presidentes com quem trabalhei, esses eram acérrimos dessa opinião.
E isso não acontece por acaso!
Acontece porque é realmente o trabalho social, muito mais que o desportivo, que nos concede o respeito de instituições como Juntas de Freguesia, Governo Civil , Centro Regional de segurança Social e Câmara Municipal. Sendo que com esta última está estabelecida uma parceria em que o GDRL presta serviços à edilidade.

Em boa verdade se pode dizer que neste meu espaço, eu dedico muito mais linhas à área desportiva. Mas várias foram as vezes em que "veio à baila" esta parte crucial da instituição.
Vamos então deixar de lado o desporto e falemos de outros temas que me endereçou este nosso interlocutor.
Compreendo cada uma das suas questões, mas algumas carecem de esclarecimentos adicionais.
Quando refere o investimento que a actual direcção fez nas obras e remodelações no edifício sede do clube (ATL, Creche), devo informar que a verba proveniente da Segurança Social, já havia sido contratualizada com a anterior direcção e que se me não engano rondaria os 20.000€.
O mesmo aconteceu com a recuperação do polidesportivo. Esses foram dinheiros que não se podem chamar de investimentos. O dinheiro veio para isso mesmo! Nem sequer poderia ser aplicado noutras coisas que não estas! Foram compromissos assumidos pela anterior direcção e não investimentos!

No que diz respeito ao parque automóvel, a história não difere muito.
As únicas responsabilidades da actual direcção na aquisição das duas carrinhas e do autocarro, foram tão somente o pagamento das últimas prestações do autocarro. Que segundo julgo, datam de Outubro de 2009. Ou seja, também aqui não houve qualquer investimento! Houve sim que cumprir com as obrigações a que a instituição estava obrigada, de forma a que nunca o bom nome do GDRL fosse posto em causa. Esse sempre foi o lema daquela casa.
Outra coisa não era de esperar, pois não me lembro de que um único fornecedor, tivesse de nos bater à porta, para pagar dívidas em atraso.
Ressalvo apenas a contenda entre o Clube e duas funcionárias, em que o primeiro acabou por ter de pagar uma indemnização (também no ano de 2009), que serviu de desculpa para os actuais problemas financeiros da instituição.
Mas, ainda a respeito do parque automóvel, tenho a certeza de que na altura em que foi feita a aquisição daquelas viaturas, a grande maioria dos associados deve ter pensado que era uma ideia megalómana. Hoje tenho a certeza de que foi uma das melhores decisões tomadas pelas direcções anteriores. Naquela altura, a velhinha FORD e as carrinhas do Sr Simão e do Sr José Alves já não davam conta de recado. Tal era, como diz o meu caro "freguês" o elevado número de atletas, bem como a falta de apoio que havia até então, para se fazerem deslocações com as crianças que frequentavam as várias valências da instituição.

Por fim, resta apenas dizer que muito mais há para dizer!
Mas ficará para outra altura!
Não pelo medo de represálias para com família e amigos que trabalham para a instituição, mas porque tentarei estar na próxima assembleia geral (quando souber a sua data tudo farei para me deslocar à Guarda), e aí sim! Gostaria de abordar alguns temas que este "freguês" anónimo tocou de forma superficial.

Aproveito uma vez mais para agradecer a todos aqueles que têm seguido a "Junta" e que contribuem com as suas ideias. Mesmo os que não concordam comigo.

O presidente da "Junta"

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

AO TI MANEL

Soube através de um comentário no post anterior, enviado pelo seu orgulhoso filho Zé, que o Ti Manel faz hoje 72 anos de vida.
Segue pois um grande abraço de parabéns!

Rui Carvalhinho

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

FALAR CLARO

Já não é a primeira vez que o digo, no entanto parece-me imperativo que o reafirme.
Tendo em conta o valor dos atletas que constituem a equipa de futsal do GDRL, este está notoriamente a sofrer demasiados golos.
Quem no passado sábado se deslocou ao pavilhão de S. Miguel na Guarda, pôde constatar que o que afirmei depois da anterior jornada, frente ao Covão do Lobo, voltou a repetir-se.
Com a equipa a jogar melhor no meio campo ofensivo, as facilidades dadas ao adversário no sector defensivo, foram imensas.
O Clube da "Freguesia" acabou por ganhar o jogo por 10-06, mas o descontentamento pelos golos sofridos foi por parte do público no final da contenda, enorme.
A minha opinião (só minha) é que realmente o potencial da equipa ainda não atingiu o seu expoente máximo e vamos já na segunda volta do campeonato!
Conhecendo cada um dos jogadores como conheço, fico com a ideia de que algo estará a travar os seus talentos!
Na verdade (minha) parece-me que as opções técnicas nem sempre têm sido as melhores.
Por exemplo, no jogo da 14ª jornada, quando a equipa recupera de um resultado desfavorável de 2-0 para o 2-2, Espinhaço resolve de uma assentada mudar todo o conjunto.
Também não compreendo (outra coisa de que também já falei aqui) o que sucedeu com o Carlos, um atleta que por norma não é das preferências do técnico, mas que até esteve muito bem na primeira parte do jogo, até ao momento que comete um erro e então não mais "toca na borracha". Houvesse o mesmo critério para com o resto da equipa e então perderíamos alguns jogos por falta de comparência!

Erros, todos os cometemos! Importante é sabe-los corrigir!
Eu ainda acredito, embora o tempo esteja a escassear, de que as Lameirinhas vão conseguir o seu objectivo, a manutenção. Mas para isso vamos ter de jogar melhor, até porque ao que parece o calendário é mais acessível.

PS: Não é por fazer estas críticas que desejo menos que os outros o sucesso do nosso Clube!

O presidente da "Junta"

MORTE AO GALO


No dia 7 de Março de 2011, o Galo do Entrudo sai à rua para brincar com os foliões e para enfrentar novo julgamento na Praça Velha! Falamos da 4ª edição do Julgamento e Morte do Galo do Entrudo que a CULTURGUARDA volta a produzir numa encomenda para a Câmara Municipal da Guarda. Nesta edição, os textos do julgamento vão estar a cargo de Daniel Rocha (professor e poeta) e António Godinho (advogado e poeta). De referir ainda que a concepção e construção do Galo estará a cargo de Agostinho da Silva (professor e designer) e que mais uma vez a actividade contará com a participação das colectividades do concelho da Guarda. Morte ao Galo!

O texto, assim como a foto que ilustra este post, foram retirados da página do Facebook da Culturguarda, sem a devida vénia.

O presidente da "Junta", que neste dia estará presente para mais uma vez assistir a este grande espectáculo.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

SERVIÇO PÚBLICO

O filme do jogo Lameirinhas - Bom pastor
Veja Aqui.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O Sr DO BOLO REI

O Sr Silva, aquele do bolo rei, andou durante todo o ano de 2010 "preocupado" com os pobrezinhos.
Ele fez os roteiros para a inclusão, falou vezes sem conta das famílias carenciadas, dos pensionistas com baixos recursos financeiros, dos desempregados, etc.
Falou tanto destes temas que chegou até a ser comovente quando no final do ano disse "a pobreza é uma preocupação minha desde o início do mandato"

O Sr Silva, que agora ninguém sabe se já aprendeu a comer o malfadado bolo rei (porque pelos vistos o come às escondidas) esqueceu-se no dia de ontem, de toda aquela gente pobre a quem distribuiu beijos e abraços.
O Sr Silva vetou aos que têm menos recursos, a possibilidade de na farmácia optarem por medicamentos mais baratos e que têm a mesma qualidade que os de marca, uma vez que são controlados pela mesma entidade reguladora, o INFARMED.

O que o Sr Silva precisava, era estar de bata vestida atrás do balcão de uma farmácia e ouvir os seus queridos pobrezinhos dizer frases como estas:
_Olhe! Desta receita médica, eu só quero o medicamento para a diabetes, porque os do colesterol são muito caros e eu ainda não recebi...
_Olhe! Veja lá quanto me custará esta receita! É que se calhar não posso levar os medicamentos todos.

Ou então, o que o Sr Silva precisava era ter-se deparado com o que eu me deparei hoje mesmo.
Com uma idosa a quem fiz os testes de glicémia, colesterol, triglicéridos e pressão arterial. E que ao ver que tinha os valores completamente alterados pedi que me disse-se quais os medicamentos que andava a tomar. A pobre da mulher respondeu-me então que não tomava os medicamentos havia várias semanas porque não tinha como os comprar.

O Sr Silva...
O Sr Silva, que vá dar uma grande curva!!!

SERVIÇO PÚBLICO






Boa sorte!

O presidente da "Junta"

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

LEITURA PRESIDENCIAL

A minha próxima leitura:


Se me não engano, esta é a sexta obra que leio de Daniel Silva.
Sou fã deste autor.


Seis meses após o dramático final de "Regras de Moscovo", Gabriel Allon regressa à lua-de-mel com Chiara e ao restauro de uma peça setecentista do Vaticano. Mas a sua paz é efémera. De Londres chega a notícia de que Grigori Bulganov, espião e desertor russo que lhe salvou a vida em Moscovo, desapareceu sem deixar rasto. Nos dias que se seguem, Gabriel e a sua equipa travarão um duelo mortal com Ivan Kharkov, um dos homens mais perigosos do mundo. Confrontado com a possibilidade de perder a coisa mais importante da sua vida, Gabriel será posto à prova de maneiras inconcebíveis até então. E nunca mais será o mesmo. Com um enredo surpreendente e um conjunto de personagens inesquecíveis, este é o "thriller" mais explosivo do ano e o melhor livro de Daniel Silva até à data.

O presidente da "Junta"

sábado, 5 de fevereiro de 2011

SERVIÇO PÚBLICO

Num jogo em que claramente o Clube da "Freguesia" foi quem melhor futsal praticou, a vitória acabou por sorrir à equipa do Covão do Lobo.
Como explicar então que jogando melhor, se perde uma partida por 5-3?
É fácil!
A equipa local transformou em golo quase todas as oportunidades de que dispôs.
Já o Lameirinhas, desperdiçou uma boa quantidade de ocasiões para marcar.
Foi só aos dez minutos que a bola entrou na baliza de Maná. Mesmo no término da primeira parte, na cobrança de um livre directo (sexta falta), o Covão do Lobo marca o segundo.
No reatar da partida, só dava mesmo Lameirinhas. Ao quinto minuto já o resultado estava empatado 2-2 com golos de Caseiro.
Sol de pouca dura, pois os anfitriões marcaram por mais três vezes.
Vendeiro ainda reduziu para 5-3.

Eu fico com a ideia de que o GDRL sofre golos a mais. A disparidade entre a forma de atacar e a de defender é notória.
Há que não baixar os braços!
Ainda é possível dar a volta por cima.

O CDC acabou por perder em casa por 2-4.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

SACRIFÍCIO



Esta é a segunda vez que publico esta foto.
Faço-o com um só propósito!
Para informar aqueles que me convidaram para uma daquelas farras (como só nós sabemos fazer) ao degustar os tradicionais buchos e que ainda a não tenham feito, que tenho disponibilidade para fazer o sacrifício de me deslocar à "Freguesia" em:
_10-02-2011
_11-02-2011
_12-02-2011
_13-02-2011

O presidente da "Junta"

NÃO LIGUEM! É MAIS UMA PIEGUICE...

Há já umas valentes semanas que lhe não ligava!
Há minutos atrás quando liguei a quem ligo diariamente, disseram-me que ele tem ligado quase todos os dias e que quando ele não liga, ligam-lhe eles.
Nesta minha ligação, eles disseram que com ele está tudo bem. Mas hoje não liguei ao que me disseram e quando a ligação acabou, resolvi ligar-lhe!

_Então Nini? Estás bem?
_Estou bem irmão!
_Óptimo! Não ligues ao facto de te ligar tão poucas vezes...
_Olha que eu ando há uns dias para te ligar...
_Bla...bla...bla...
_Bla...bla...bla...

Finda a ligação, fiquei a pensar no que me liga a esta necessidade que tenho em manter-me ligado com aqueles que me ligam!
Liguei todos os motivos e conclui que é isso mesmo!
É a ligação que nos une!

Muito confusão! Não é?
Não liguem...

SERVIÇO PÚBLICO

AQUI AO LADO

O ABC Nelas deslocar-se-à ao reduto do ASC Monte Pedras