UMA FREGUESIA QUE NÃO EXISTE

NO PAPEL...

quinta-feira, 27 de maio de 2010

SÓ PARA LEMBRAR


quarta-feira, 26 de maio de 2010

TEMOS JOGADOR!

No passado Domingo realizou-se mais uma edição dos jogos tradicionais das Lameirinhas.
O evento contou com uma organização conjunta do GDRL e da Associação de Jogos Tradicionais da Guarda, sendo que a participação da AJTG basicamente não tenha mais uma vez, passado além do empréstimo (sob caução monetária) dos materiais necessários para a realização das provas. Dirigentes da AJTG, nem vê-los! Gente ocupada...

Eu tive o prazer de participar na prova da Raiola, fazendo parceria com José Pereira.
No início da prova as expectativas eram muito fracas, mas com o apanhar do jeito lá terminámos em terceiro lugar, como comprova o troféu que a seguir se exibe:

Lá em casa, esse troféu foi fazer companhia a um outro, que ganhei sem saber ler nem escrever (diziam os meus adversários) com um primeiro classificado, imagine-se, num torneio de Sueca há já uns anitos no CDC do Pinheiro. Este:




O presidente da "Junta"

segunda-feira, 24 de maio de 2010

A MANUTENÇÃO, AS ENTRADAS E AS SAÍDAS

_Terminado o Campeonato Nacional de Futsal II divisão, é tempo de felicitar convenientemente o grupo de trabalho da Equipa da "Freguesia". Parabéns especiais para os atletas.
No entanto, não quero deixar passar a oportunidade sem dizer que ao mesmo tempo com que me congratulo com o desfecho do campeonato, também me sinto triste por ter que dar os parabéns pela manutenção, uma vez que para mim nunca na temporada que agora findou o GDRL devia permanecer nos lugares de despromoção. Os nossos atletas têm valor suficiente para que isso não acontece-se.

_Esta foi uma temporada desportiva que começou logo com alguns tropeções. A perda de atletas para o Manteigas Futsal, a perda de colaboradores como o Chico, os Irmãos Ferrão e mais recentemente o tão falado Filipe Monteiro.
Em relação ao Chico, já fiz aqui a merecida homenagem em 18/11/2009.
Quanto aos irmãos Ferrão, lamento que tivessem que rumar para outras paragens pois que o trabalho desenvolvido na colectividade merece da minha parte o maior dos apreços.


_No que diz respeito a Filipe Monteiro, tenho para dizer que quando chegou às Lameirinhas pela primeira vez como atleta, era ainda um rapazote. Depois saiu para voltar novamente passado um ou dois anos, foi Capitão durante várias épocas, viria mais tarde assumir um lugar na Direcção do Clube, foi graças a ele que se iniciaram os escalões de formação, tendo acabado esta sua longa estada no GDRL como treinador da Equipa Júnior de Futsal.
Espero que esta tenha sido apenas uma saída para que outro regresso se volte a concretizar.

_ Mas nem tudo são espinhos. Neste último ano não se verificaram apenas saídas, também houve entradas. Para além da nova direcção, tivemos um novo técnico e o regresso de Bessa e Mocho, com a desistência do Manteigas Futsal.
E até mesmo na própria sede aparece gente nova. Sócios que andaram décadas sem lá pôr os pés, agora são a alma do bar do Clube, não são muitos, mas devem ser certamente dos bons.

_ Finalizo este post com um esclarecimento e um desejo.
Tudo o que pela minha mão aqui foi escrito em relação ao Futsal do GDRL, continuam a ser as minhas convicções. Nada muda apenas porque a manutenção foi alcançada.
O desejo, é o de mesmo não sabendo da sua vontade, mesmo não conhecendo os seus compromissos e a sua disponibilidade, gostava de voltar a ver Paulo Alves a comandar o nosso clube na próxima temporada.

O presidente da "Junta"

sábado, 22 de maio de 2010


PARABÉNS LAMEIRINHAS

4-0


8 Minutos para o intervalo
O GDRL ganha 2-0

Ao intervalo

3-0 para o GDRL

Mais uns minutos mais um golo
4-0

BOA SORTE


A "Junta de Freguesia" das Lameirinhas, deseja a maior das sortes ao GDRL, nesta última e decisiva estapa.
O presidente da "Junta"

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Ó Sr. ENGENHEIRO, ENTÃO TOMOU O LUGAR DE ASSALTO?

Disse aqui na "Junta" em altura de campanha eleitoral para as legislativas, que votaria no PS porque estava de acordo com as políticas governativas de Sócrates, e não pelos nomes que figuravam nas listas de candidatos pelo circulo da Guarda.
Assim o disse, assim o fiz.
Agora, passado mais de meio ano das ditas eleições, nas várias conversas que vou tendo acerca do momento político, constato que não há ninguém a dizer que votou em José Sócrates.
Hoje mesmo, no restaurante em que almoçava juntamente com cerca de vinte pessoas, ao mesmo tempo que a TV nos dava más noticias a nível fiscal, lá comecei a ouvir os protestos pela subida de impostos. A conversa chegou mesmo a azedar entre alguns dos presentes, onde eu me inseria naturalmente. A conclusão a que cheguei foi de que daquelas vinte e poucas almas, a única a votar no PS, fui eu.
Tento encontrar alguém que assuma ter tomado a mesma opção no momento do voto, mas é difícil. Ou anda para aí muita gente cobarde, ou o Sr. Engenheiro tomou o lugar de assalto.

O presidente da "Junta"

NEM PINTADO DE AMARELO

Hoje o presidente da Confederação da Industria Portuguesa (CIP) veio defender a redução do número de Deputados. Eu cá aprovo inteiramente. Aliás, o elevado número de Senhores que nos representam na Assembleia da Republica, é uma das razões pela qual sou anti-referendos.
Se possível fosse, pela minha parte trocava os quatro actuais Deputados eleitos pelo circulo eleitoral da Guarda, por um apenas que denotasse ter a confiança das gentes do Distrito, que lutasse com afinco pelo bem do Distrito, mas que acima de tudo, fosse alguém com competência para tal responsabilidade, o que não é manifestamente o caso. É verdade que Assis é o líder da bancada do PS na AR, mas o que sabe do Distrito? Nada!

Numa outra questão também hoje levantada pelo presidente da CIP, estou em total desacordo.
Defende ele, que deveria ser igualmente reduzido o número de Municípios e de Freguesias. Penso que uma medida com este teor, nos transportava para uma centralização do poder.
E de uma coisa tenho a certeza, a MINHA "Freguesia" não a extingue ele, nem que se pinte de amarelo!

O presidente da "Junta"

quarta-feira, 19 de maio de 2010

terça-feira, 18 de maio de 2010

POIS POIS

Segui com atenção as palavras do Presidente da República acerca do diploma que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Até meio do seu discurso, pensei que iria usar o veto politico e devolver o diploma à AR, mas eis que numa reviravolta total o chefe de estado acabou por surpreender.

_O que Cavaco disse foi : Apesar de não concordar com o diploma, apesar de não ser verdade que esta solução jurídica é tradicional nos Países ditos desenvolvidos como a Alemanha a Dinamarca ou o Reino Unido, apesar disto, apesar daquilo... Vou promulgar este diploma porque na Assembleia da República têm neste momento coisas mais importantes com que se entreter.

_O que eu entendi foi: Sendo que uma parte do eleitorado de esquerda, está neste momento de costas voltadas com o Governo e consequentemente com o PS, deixa-me cá promulgar este diploma, mostrando-me contrariado. E assim agrado a "Gregos e Troianos", assegurando a minha vitória nas próximas presidenciais.

Já engordas! (digo eu)

O presidente da "Junta"

sábado, 15 de maio de 2010

PROVINCIALISMO BACOCO


Bruna Real, professora de uma escola primária no Concelho de Mirandela foi afastada do cargo que exercia, pelo simples facto de pousar nua para a revista Playboy. A coisa foi mais ou menos assim: Mães escandalizadas, Pais de queixo caído.
Sinceramente acho de um provincialismo bacoco esta tomada de posição por parte da Autarquia local. Não vejo o que é que uma coisa tem a ver com a outra. Será que as crianças têm em casa acesso a tais leituras? Eu cá, até sugeria que colocassem a Sra a leccionar num daqueles cursos das novas oportunidades. Isso sim, era fomentar a entrada de mais formandos.
O presidente da "Junta"

SERVIÇO PÚBLICO


Campeonato 2ª nacional Série B


Barreiro 6 - 2 AM Portela
Loures 2 - 8 Ismailitas
Académica 4 - 1 Louletano
Albufeira 5 - 5 Olivais
Sassoeiros 2 - 4 Sacavenense
AMSAC 5 - 3 NS Tires
Lameirinhas 6 - 8 Amarense






1 AMSAC 61
2 Olivais 56
3 Académica 56
4 Ismailitas 52
5 NS Tires 38
6 Amarense 35
7 Loures 34
8 Fabril 31
9 Albufeira 29
10 Lameirinhas 29
11 Louletano 29
12 Sacavenense 25
13 AM Portela 15
14 Sassoeiros 7

SERVIÇO PÚBLICO


O clube da "Freguesia" perdeu esta tarde em casa, frente ao Amarense, por 6-8 .
Depois de estar a ganhar por um zero, chegou ao intervalo a perder por 1-3.
Na segunda parte os visitantes conseguiram com a ajuda da equipa de arbitragem (segundo me informaram, já que não vi a partida) manter sempre a vantagem no marcador.
O que é certo é que o factor "casa" já não tem o valor de outrora.
A "Junta" ainda não sabe os resultados dos outros jogos que podem condicionar a posição do Lameirinhas, nomeadamente o Académica/Louletano, o Fabril/Portela e o Albufeira/Olivais.
Vamos esperar por resultados animadores...
O presidente da "Junta"

quinta-feira, 13 de maio de 2010

BOA SORTE


SÓ PARA LEMBRAR



Mais uma vez não me vai ser possível deslocar-me à "Freguesia" para poder apoiar o nosso Clube, nesta que é uma das etapas decisivas para a manutenção.
Quero desde já expressar daqui, a todos os atletas, técnicos e direcção inclusos, as maiores felicidades para esta partida.
As diferenças de opinião não nos devem separar em alturas como estas. Não estarei tal como disse, fisicamente. Mas serei aqui longe, mais um apoiante. Um apoiante que independentemente das opções técnicas, sofre a cada minuto do jogo, ansioso por um resultado positivo.


PS: este post estará imune a comentários, pelo que se alguém quiser através da "Freguesia" das Lameirinhas, expressar o seu apoio ao GDRL, poderá sempre fazê-lo no post " BOA SORTE" que se segue para esse efeito. (injurias e tudo o que não seja para apoiar a equipa, terão o destino marcado)

O presidente da "Junta"

quarta-feira, 12 de maio de 2010

NOVAMENTE A VIATURA PRESIDENCIAL



Num destes dias alguém se espantou com a antena da viatura presidencial.
Pois é! A freguesia não é rica, assim sendo foi decidido substituir a antena vulgar, por um simples arame. Resulta em pleno. Com ele consigo ouvir as boas e as más noticias.
A grande vantagem foi conseguir evitar ser roubado pela quinta vez.

O presidente da "Junta"

VOLTO A NÃO RESISTIR

segunda-feira, 10 de maio de 2010

QUIM / MOCHO

NO COMENTS...




O presidente da "Junta"



AS PLAQUINHAS, AS PLACAS E...

... a falta delas.

Na minha última visita à "Freguesia" optei por fazer a viagem num ritmo mais calmo, conduzindo a uma velocidade mais reduzida que o habitual. O meu objectivo foi tirar uma dúvida que há muito tempo me fazia confuzão. A existência de placas informativas ao longo de todo o percurso, onde nos é dado a conhecer quais os monumentos (desde castelos a antas), formações geológicas de interesse, Aldeias históricas, museus, etc.
São umas placas de cor castanha, umas maiores que outras, mas todas com o mesmo objectivo: Levar o viajantes a abandonar por uns momentos a estrada e deslocar-se a esses locais.
Comecei por ver logo à saída da Figueira da Foz, uma referência ao Castelo de Montemor-o-Velho. Continuei a viagem e já no IP3 era a vez da Livraria do Mondego. Mais uns kms e já no IC12 fiquei a saber da existência do Dólmen da Orca e do Museu de Carregal do Sal. Sigo para a A25 e consigo vislumbrar a placa indicadora de uma Aldeia Histórica, neste caso Linhares da Beira. Um pouco mais à frente, foi a vez de Trancoso e o seu castelo se fazerem notar.
Quando começo a subir para a Cidade da Guarda, fico na expectativa de encontrar aquilo que até hoje não encontrei. Uma placa ou uma plaquinha que lembre os utentes daquela via (A25) que na Cidade mais alta existe uma Imponente Catedral, um centro histórico, uma Capela do Mileu, ou o que quer que fosse. Tive a preocupação de optar pela saída para Guarda Sul, não fosse eu meter "o pé na argola" na hora de escrever este post.
Mas não! Não vi placas e não vi plaquinhas.
E assim sendo, das duas uma: Ou a altitude é directamente proporcional à minha cada vez maior miopia, ou essa mesma altitude é inversamente proporcional à capacidade de imaginação e competência de quem tem por obrigação publicitar a imagem da Guarda.

O presidente da "Junta"

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O Sr DEPUTADO NÃO ROUBOU! APROPRIOU-SE INDEVIDAMENTE DOS GRAVADORES...

No dia de ontem vi uma reportagem numa TV Nacional (que de momento não sei identificar) onde se falava de vários tipos de crimes praticados nos transportes públicos. Nessa mesma reportagem foram dados algumas dicas por um agente da Autoridade, de como se pode usar aquele tipo de transporte sem correr o risco de sair de lá ROUBADO.
Hoje, estava com a esperança de ver um agente da Autoridade explicar aos jornalistas como fazer para entrar e sair da Assembleia da Republica com a certeza de que continuam com todos os seus pertences.

terça-feira, 4 de maio de 2010


Agora já não há desculpa para que o PS fuja à questão do possível apoio a Manuel Alegre.
É tempo de clarificar, ou sim ou não! É tempo de saber se o Partido Socialista quer em 2011 festejar o regresso à presidência da Republica, ou se quer voltar a passar pelo vexame que passou aquando das últimas presidenciais.
O presidente da "Junta"

domingo, 2 de maio de 2010

PARABÉNS RAPAZIADA


JUNIORES do GDRL

GDRL-5/3 FUNDÃO

sábado, 1 de maio de 2010

MEIO CAMINHO ANDADO


TIRES 3- 4 GDRL


Parabéns


O presidente da "Junta"