"O bairro das Lameirinhas sempre teve da parte dos seus habitantes uma forma de estar que denota um bairrismo inigualável. A exemplo disso, eram as festas dos Santos Populares, que em tempos remotos competiam de uma forma saudável com os restantes bairros da zona urbana da Cidade. Também a participação nos Jogos Tradicionais, eram bom indicador de como o bairro das Lameirinhas sempre esteve bem representado e defendido.
Data pois de 1981 a fundação do Grupo Desportivo e Recreativo das Lameirinhas tendo esta, origem num grupo de amigos que por gostos comuns pelo desporto ( em particular pelos Jogos Tradicionais ) e também por desejarem oficializar o que já antes era a imagem de união, dedicação e defesa dos interesses do bairro. Foi então em 30 de Outubro do referido ano que se iniciou a grande cruzada que hoje continua com o mesmo apego e entrega de todos quantos do G.D.R.L. fazem parte.
Logo no seu primeiro ano de existência começou a construção daquela que é hoje a sua sede.
Embora desde o inicio tenha sido preocupação de todos as direcções, o carácter desportivo e social da colectividade, terá sido na década de 90 que a mesma deu um salto para a sua afirmação nestas duas vertentes. Com efeito, é o G.D.R.L. considerado em 13-11-1990 em diário da República como IPSS. Facto esse que iria abrir mais portas à instituição, conferindo-lhe também responsabilidades acrescidas. Desde logo começou a funcionar o A.T.L. , sendo só em 1995 com a ampliação do edifício/sede que a instituição estava preparada para desenvolver mais a sua acção social, com o funcionamento da creche, o que veio a acontecer em 96, tendo mais tarde aberto o Jardim de Infância. Estava pois, o G.D.R.L. lançado naquela que é a sua actividade mais importante, o proporcionar o bem estar da população.
Também na mesma década despoletou a instituição, de uma forma responsável, qualitativa e quantitativa para a vertente desportiva. Foi em 1992 que se disputou pela primeira vez uma competição oficial de futsal, onde logo foi consagrado campeão distrital. Começou assim o grande caminho que transportou o G.D.R.L. para as luzes da ribalta, futebolisticamente falando. È hoje referência obrigatória, quando se fala de desporto a nível distrital e de Futsal a nível nacional. Foi notável a sua ascensão, disputando no dia de hoje, a subida ao escalão máximo da modalidade.
Mas não ficam por aqui as apostas no desporto, nasceu em 1995 o basquetebol. Dedicando-se exclusivamente aos escalões de formação no sector feminino. Também nesta área os resultados foram extremamente positivos, com participações nos campeonatos regionais e nacionais.
Decorria já o ano de 2003 quando se deu inicio à formação de atletas no Futsal, com o aparecimento das escolinhas .
Para proporcionar aos sócios da colectividade alternativas na prática do desporto, surgiram ao longo dos anos outras modalidades, como o cicloturismo, as caminhadas ou a aeróbica .
No que diz respeito a actividades culturais tem também o G.D.R.L. uma palavra a dizer. Pois para além do salão/bar onde os associados podem praticar jogos de mesa e confraternizar entre si, tem a instituição dado continuidade às já tradicionais festas dos santos populares.
Hoje, com 25 anos de existência são cada vez mais as razões que levam os seus dirigentes, sócios e a população em geral, tentar alcançar o maior sucesso cultural, desportivo e social da instituição e realizar o sonho daquele grupo de amigos, que em boa hora fundou esta casa."
O texto que acabou de ler, já havia sido publicado aqui na "Junta". Hoje, porque o GDRL faz 29 anos de existência resolvi publicá-lo novamente.
Texto esse de minha autoria e a figurar na página oficial do clube há já alguns anos. Facilmente se chega à conclusão que o mesmo se encontra desactualizado no último parágrafo.
No entanto tenho a ideia de que aqui fica resumida a história de uma grande casa.
A "Freguesia das Lameirinhas" não podia deixar passar esta data sem dar os parabéns ao Grupo Desportivo e Recreativo. Parabéns extensivos a todos aqueles que desde a sua fundação até aos dias de hoje, trabalharam em prol do nosso Clube.
Parabéns aos que desde início estão com aquela casa, mas parabéns também a todos os que mais recentemente se aproximaram do Clube; para estes últimos parabéns reforçados, porque garanto-lhes fizeram boa escolha.
O presidente da "Junta", orgulhoso por fazer parte da história (na sua quase integralidade) que se conta no texto inicial.
Sem comentários:
Enviar um comentário