UMA FREGUESIA QUE NÃO EXISTE

NO PAPEL...

sexta-feira, 30 de julho de 2010

A BRAGUILHA

"Quem anda à chuva, molha-se!", diz o povo e tem razão!
E eu sou daqueles que se põem mesmo a jeito.
O dizer o que penso sem pôr nos pratos da balança o que satisfaz ou irrita os "meus" fregueses, traz-me alguns dissabores que prefiro não partilhar convosco.
Mas há coisas me levam a pensar que existem alguns fregueses que nem devem dormir à espera de me enviar umas "farpas"( como se eu fosse um qualquer familiar seu, taurino).
É evidente que fico satisfeito pelo facto de seguirem com atenção esta minha incursão pela "Junta".
Mas ter de aturar esta gente mesquinha deixa-me assim...
Peço pois a tal gente, que se digne a consultar na página que dirijo (é só fazer pesquisa no motor de busca do canto superior esquerdo) uns textos que escrevi com o tema "Filha da Putice".
Pode ser que assim larguem mão da minha braguilha.

O presidente da "Junta"

quarta-feira, 28 de julho de 2010

NO COMMENTS

"PUF" EI-LO CAÍDO DO CÉU


Depois de anunciada pela Câmara Municipal da Guarda a redução dos subsídios na área do desporto, O Presidente do GDRL responde a um semanário Egitaniense, da seguinte forma:

"Dificilmente se compreende porque a Câmara da Guarda tem vindo a promover eventos muitos caros e cuja visibilidade é discutível em detrimento do desporto que se faz no concelho. Penso que a autarquia se deve virar para dentro», sugere Alberto Marques. O dirigente considera que «a realidade não é a melhor, mas os custos inerentes à prática desportiva são elevados. O Lameirinhas é a única equipa com projecção nos campeonatos nacionais e cortar-se nos apoios prejudica imenso a nossa actividade», garante. De resto, avisa que, «a continuar a redução de verbas, será de equacionar a continuação do futsal», revelando que a dívida da autarquia para com a colectividade «excede os 40 mil euros»."

Eu subscrevo quase todas as palavras de Capelo, deixo no entanto duas pequenas questões no ar:

_Se no passado nunca a CMG teve em conta o facto de o GDRL ser o Clube mais representativo do Concelho, como pode fazê-lo agora em tempos de vacas (mais) magras?

_Tenho plena consciência de que esta questão da dívida constante (que convém dizer, não se esgota nos apoios, mas diz respeito também a serviços prestados), que a Câmara tem para com o Clube da "Freguesia" e sobre a qual já falei por várias vezes na "Junta", não é um problema de agora! Já tem barbas esta dívida!
Não me parece muito oportuno que numa fase em que se está a formar o plantel para a época vindoura, se venha dizer que está em causa a sobrevivência da modalidade, a não ser que tenha havido o cuidado de avisar os futuros atletas dessa possibilidade.
Por outro lado e tendo em conta que esta dívida sempre foi um problema com que o GDRL teve de lidar, como foi possível que as anteriores Direcções da colectividade conseguissem arranjar forma de colmatar essa falta de cumprimento da Edilidade?
Como fizeram? Tinham uma máquina de fazer dinheiro? Desejavam dinheiro para a época desportiva e "puf", ei-lo caído do céu?

PS:qualquer comentário a este post, terá a obrigatoriedade de identificação cabal.

O presidente da "Junta"

LIBERDADE DE EXPRESSÃO /BOM SENSO

Pôr em causa a competência dos políticos, é um direito que assiste a cada um de nós.
Questionar a sua competência, é saudável que se faça.
Mas fazer o que o jornal "O Interior" fez através do habitual "Cartoon" na sua publicação última, é algo fora do aceitável. Que quanto a mim, não pode alguém com o menor bom senso, ver como exercício de liberdade de expressão.
Não vou publicar o cartoon, pela razão que acima referi.

O presidente da "Junta"

terça-feira, 27 de julho de 2010

FIM DE SEMANA CULTURAL





Nesta minha última visita à Guarda, dediquei uma boa parte do meu tempo para actividades culturais que ali decorriam.
Na Sexta-Feira visitei na Galeria Do Paço da Cultura duas exposições: "Pesos e Medidas - Ecos de Metrologia na Região da Guarda" e "Freguesias do Concelho da Guarda - Desenhos de António Barata".
António Barata (natural da terra onde resido, Figueira da Foz) dá-nos a conhecer as Capelas e Igrejas das nossas Aldeias. Vale a pena ir ver.

Já no Sábado, foi a vez de fazer uma visita guiada ao centro histórico da Guarda.
O anfitrião/cicerone foi Álvaro Gil Cabral, o Alcaide da Cidade nos finais do SEC. XIV
Homem fiel ao seu reino, que após a morte do Rei D. Fernando se recusou a entregar a Cidade a D. João, Rei de Castela.
Durante a visita são várias as surpresas que esta figura ilustre (e outras, como a Ribeirinha) nos proporcionam.
Mesmo a quem reside na Guarda e quem pensa conhecê-la como a palma de suas mãos, eles conseguem fazer ver coisas que nunca tinhamos visto e ouvir histórias que nunca nos tinham contado.


Esta janela renascentista, sob a qual eu passei centenas e centenas de vezes, sem que soubesse da sua existência, é apenas um exemplo.
É sem dúvida uma visita obrigatória para quem gosta da Guarda, é uma boa ocasião para que os turistas conheçam bem as nossas origens, mas é acima de tudo uma boa forma de nos conhecermos a nós mesmos.


Brasões de Armas, a casa onde viveu o poeta Augusto Gil (vergonhosamente abandonada), a casa com o selo de Simão Antunes de Pina, a Porta da Erva, o Solar dos Condes da Guarda no Passo do BIU, os espectaculares Painéis de Azulejos da Igreja de S. Vicente (e o Poço do Gado, ali ao lado).

A antiga Judiaria (tanto que há para saber desta comunidade que habitou nestas paragens). O Antigo Tribunal dos Judeus, a Muralha, a Porta D'el Rei, a Torre dos Ferreiros e até o "Cu da Guarda" naquele que é o monumento-mor da mais alta Cidade, a Sé Catedral.

São estes alguns dos motivos que me levam a convidar todos os "Fregueses" a fazer esta visita, que vai estar patente até dia 18 de Setembro, todas as Sextas e Sábados às 17.30h e nos primeiros Domingos de Agosto e Setembro, no mesmo horário.
Não se vão arrepender.
O único reparo que faço, vai no sentido de não compreender porque razão no decorrer da visita não é cortado o trânsito a automóveis (a quem o digníssimo Alcaide insistia em chamar de carroças). Não será assim tão difícil...

Mas apenas isso. Tudo o resto, está irrepreensível.


O Alcaide...
ou melhor, o presidente da "Junta"


sexta-feira, 23 de julho de 2010

PARA RIR


O insólito aconteceu.
A Assembleia da República reprovou ontem o projecto de resolução para alterar as datas das comemorações dos feriados.
Quando se esperava que o grupo parlamentar do PS votasse a favor (não era um projecto de lei que se encontrava em discussão) eis o que aconteceu:

Jaime Gama, Presidente da AR, leu o nome do diploma, o partido proponente (PS) e perguntou aos deputados quem votava a favor. Mas perante a imobilidade dos deputados do PS, Gama pensou que estes não tivessem ouvido bem qual o diploma em questão. Vai daí, repetiu a leitura do diploma, o partido proponente e voltou a perguntar quem votava a favor. A história repetiu-se e só da segunda vez é que o Presidente do hemiciclo reparou nas duas deputadas independentes na bancada Socialista, que se encontravam em pé na última fila.
Após a gargalhada geral, Gama teve mais uma das suas grandes tiradas ao justificar "Não tinha levantado suficientemente o meu campo de visão".

O presidente da "Junta"


terça-feira, 20 de julho de 2010

BASQUETEBOL ANOS DUROS MAS DE OURO

Ficou prometido no post publicado a nove de Junho passado, que voltaria a falar aqui naqueles que foram para mim os melhores anos da ainda muito curta história do clube da "Freguesia".
Cá estou portanto para vos falar caros fregueses, de histórias desta vez relacionadas com o Basquetebol.
Decorria o ano de 1995 quando pela primeira vez se pensou na adesão do GDRL a esta modalidade.
Tudo começou com uma reunião em que estavam presentes em representação do Clube, João Carvalhinho, Artur Baptista e eu, em representação da Associação de Basquetebol da Guarda estava o seu Delegado Técnico, José Paulos. E foi nesse dia que a modalidade nasceu no Lameirinhas.
Tal como no Futsal, não foi "pêra doce" levar por diante a iniciativa. Entre Os colaboradores iniciais, para além da direcção esteve o próprio Professor José Paulos (como treinador), Agnelo Oliveira e João Macedo.
Ao contrário do que viria a acontecer mais tarde, os atletas eram em grande maioria do sexo masculino.Rui Sobreira, Telmo Cunha, Ricardo Antunes (sim, o do Futsal) o Hugo, o Félix, foram entre outros os pioneiros.
Lembro-me de que no inicio chegamos a perder nos torneios e campeonatos da ABG por uma diferença superior à centena de pontos, mas estava-se no começo.
Uma história que (com graça ou sem ela) nos aconteceu, foi numa saída para um torneio no Sabugal. Depois de reunidos todos os catraios, lá vou eu ao volante da velhinha Ford e ao passar já pelo Barracão há um dos rapazes que me diz que a bagageira da carrinha vai aberta. Resultado, depois de conferido todo o material, as bolas e os sacos dos miúdos, nada faltava. Nunca contei nada a ninguém, não pedi segredo, mas o que é certo é que eles também nunca falaram no assunto.
O destino ditava porém, que o GDRL se dedica-se exclusivamente aos escalões do sector Feminino.

Após o bom trabalho de José Paulos, foram passando pelo GDRL outros responsáveis pela modalidade, o João, Bruno Torres, o "Ducho" e claro o Chico. E foi com este, o Chico, que o GDRL acabou por se destacar nesta modalidade.

A minha próxima abordagem aos ANOS DE OURO será baseada obviamente nos Jogos Tradicionais.

O presidente da "Junta"

segunda-feira, 19 de julho de 2010

LEITURA PRESIDENCIAL

O próximo:
Depois de "O Confessor", "A Mensageira", "O Assassino Inglês" e "a Marca do Assassino", chegou a vez de voltar à leitura de um dos meus autores preferidos, Daniel Silva.


A morte de um jornalista leva Allon à Rússia, onde descobre que, em termos das artes do ofício da espionagem, até mesmo ele tem alguma coisa a aprender. Agora, está a jogar segundo as regras de Moscovo. E na cidade existe uma nova geração de estalinistas que conspiram para reivindicar um império perdido e desafiar o domínio global de um velho inimigo: os Estados Unidos da América. Um desses homens é Ivan Kharkov, um antigo coronel do KGB que construiu um império de investimento global sobre os escombros da União Soviética. No entanto, escondido no interior desse império, está um negócio lucrativo e mortífero. Kharkov é um negociante de armas - e está prestes a entregar as armas mais sofisticadas da Rússia à al-Qaeda. A não ser que Allon consiga descobrir a hora e o local da entrega, o mundo irá assistir aos ataques terroristas mais mortais desde o 09 de Setembro - e o tempo está a passar muito depressa. Cheio de prosa rica e de reviravoltas na trama de cortar a respiração, o livro As Regras de Moscovo é simultaneamente um entretenimento superior, uma cáustica história exemplar sobre as novas ameaças que estão a aparecer no Leste - e o melhor romance de Silva até ao momento.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

LUTO NA GUARDA

A Guarda encontra-se hoje de luto.
A notícia de que a Delphy vai fechar portas não apanha ninguém de surpresa. Ainda assim, é motivo de luto geral o facto de ver "morrer" aquele que foi o ganha-pão de milhares de Guardenses durante décadas.
Não é a primeira vez que falo em sede de "Junta" neste assunto. Falei em Outubro de 2009 e isso valeu-me valentes críticas. Desta vez não irei falar muito sobre o tema, espero apenas que o Director do IFP da Guarda esteja um pouco mais preocupado do que aquando do primeiro anúncio de despedimento de funcionários por aquela unidade fabril.
Desejo-lhe muita sorte na resolução de mais esta "desgraça", desejo mais sorte ainda aos cerca de 400 funcionários que vão ficar desempregados.
A "Freguesia das Lameirinhas" lamenta que tenham de passar por esta situação, mostrando-se solidária com cada um deles, especialmente com aqueles que vivem neste Bairro.

O presidente da "Junta"

quinta-feira, 15 de julho de 2010

SERVIÇO PÚBLICO

"Nível de aviso muito alto de UV nas Penhas Douradas
O Instituto de Meteorologia (IM) coloca hoje as Penhas Douradas com o nível de aviso de UV muito alto.
Nestas situações, é aconselhável a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda sol, protector solar e evitar a exposição de crianças ao sol. A exposição à radiação ultravioleta do Sol pode conduzir a problemas agudos e crónicos para a saúde, nomeadamente ao nível da pele (cancro), olhos (cataratas) e sistema imunitário, explicita o IM."

Esta informação foi recolhida do Jornal O Interior on-line

O presidente da "junta"

quarta-feira, 14 de julho de 2010

PARA RIR

Esta é mesmo fresquinhaAcabei de ouvir a Luso-"brasileira" Fátima Felgueiras dizer que o actual Presidente de Câmara de Felgueiras é mentiroso, omitindo a verdade dos factos relacionados com dividas inexplicáveis daquela edilidade a empresas de construção civil.
Desculpem lá, mas esta é mesmo para rir.

O presidente da "Junta"

terça-feira, 13 de julho de 2010

ALBANICES

Ontem no noticiário da noite da SIC(não tenho tempo para ver os matutinos nem vespertinos), vi uma peça apresentada por Madalena Ferreira, que insidia numa viagem de barco feita se me não engano entre Barca d'Alva e o Pocinho. A viagem tinha como passageiros uma comitiva de crianças. Ao longo da reportagem lá foi Madalena entrevistando uma meia dúzia de crianças, o homem do leme e José Albano, o ex-deputado e agora Director do Centro Regional de Segurança Social.
Até aqui não se vislumbra nada de anormal nesta peça jornalística. Mas já não vejo as coisas pelo mesmo prisma quando constato que aquele grupo de crianças não é um qualquer grupo, mas sim umas dezenas de miúdos escolhidos a dedo.
E os escolhidos são...
As crianças oriundas de aglomerados familiares com carências económicas. Nem mais, há que mostrar serviço. Albano, que renunciou ao cargo de Deputado (sabe-se lá se pela falta de competência para tal) para agarrar a sua nova actividade política, logo se aproveitou daqueles que com toda a certeza não devem ter gostado de ouvir no dia de hoje ao colega da carteira na escola, "Só foste aquela viagem porque és pobre".
Não condeno que se tenha proporcionado a estas crianças, um dia diferente. Mas condeno que se utilize a condição de carenciado para fins que mais não são de política de baixo nível.

Primeira conclusão: _ Naquela viagem iam para além das pobrezinhas Crianças, um pobre timoneiro (se comparado com o timoneiro de um outro cruzeiro que se avistou na referida peça) e um pobre político que não pensou antes de agir, quando nem sequer devia aparecer.

Segunda conclusão:_ Já imaginei qual vai ser o próximo grupo de cidadãos a ser contemplado numa actividade organizada por Albano, a Associação de Dadores de Sangue da Guarda...
que muito prezo.

O presidente da "Junta"

segunda-feira, 12 de julho de 2010

A MAIS BELA SÉ DE PORTUGAL

Segundo o Jornal Nova Guarda:
"Colaboração entre autarquia e Direcção Geral da Cultura. Sé Catedral não fecha no Verão.
A Sé Catedral não vai encerrar durante as férias do único funcionário. Ao contrário do que tem acontecido nos últimos anos, no Verão, a autarquia vai assegurar o período de férias do único funcionário da Sé, no âmbito de uma colaboração com a Direcção Geral da Cultura, que é responsável pelo monumento da cidade."


Eu cá continuo sem perceber como é que a Edilidade não se lembrou desta solução há mais tempo.
Já agora, aproveito para voltar a falar da falta de informação na A25, acerca da existência de um monumento desta imponência.
Ficam alguns exemplos do que perdem os turistas que devido à falta dessa divulgação, passam ao lado,


O presidente da "Junta"

TEM TUDO A VER


Enquanto "eles" encontraram a taça, nós andamos à
procura da mãe do filho do outro. Tem tudo a ver.

O presidente da "Junta"

sábado, 10 de julho de 2010

sexta-feira, 9 de julho de 2010

NO PROBLEM

_Parece que afinal sempre se confirma a saída de Pedro Bessa, do GDRL.
Não acho que isso seja um drama para o nosso Clube. Já afirmei que em meu ver, será um rude golpe nas fileiras do mesmo, mas não vamos fazer um drama só por causa da sua saída.
Bessa tem o seu valor, mas que é dele e só dele. Mesmo que tudo ou quase tudo o que sabe de Futsal, o tenha aprendido com a camisola do Lameirinhas onde começou na extinta "Lameirinhas Jovem".
O GDRL até já está habituado a este tipo de situações.
É verdade que outrora a saída de atletas até nos provocava algum orgulho, pois que elas se verificavam quase sempre para o escalão cimeiro do Futsal. Quem não se orgulhou de ver um Bruno Pereira rumar ao D. João V, quando ainda era um jovem atleta? E Bruno Torres? E o Tiago?
Por essa razão e também porque sei que Bessa ficará bem entregue (espero que o ABC Nelas suba na próxima temporada à II Divisão) não fico minimamente preocupado.
Quanto a isto, digo "NO PROBLEM"

_Estas situações acontecem, penso eu, porque existe á nossa volta gente que acredita e se empenha no desenvolvimento do Futsal, veja-se o caso do Fundão há uns anos atrás e agora o de Nelas. A Guarda enquanto Cidade que se auto-intitula "Cidade Desporto" nada tem feito por esta modalidade. Nunca viu no Futsal do GDRL uma forma de publicitar o Concelho por esse País fora, coisa que este faz há mais de 15 anos praticamente sem apoios das entidades competentes, recorrendo por isso à ajuda dos poucos patrocinadores que por gostarem da modalidade lá foram apoiando a equipa.
A Guarda enquanto "Cidade Desporto" não merece ter uma equipa na II Divisão Nacional de Futsal!
E é imperativo que isso seja dito com todas as letras, não merece!
Mas nesta causa, acima da Guarda está o Bairro das Lameirinhas, e o GDRL tem ao longo do tempo dignificado o seu nome.
Pela "Freguesia das Lameirinhas" fica o meu agradecimento.

O presidente da "Junta"

quinta-feira, 8 de julho de 2010


Não sei da veracidade desta informação, mas chegou-me há poucos minutos aos ouvidos que Pedro Bessa estará de malas aviadas rumo ao Nelas de Paulo Alves. Será um mais valia para o nosso conterrâneo e estimado técnico. Será também um rude golpe na estrutura do Clube da "Freguesia". Isto, a ser verdade a informação que me foi dada. Seria bom que fosse mentira.
No caso de esta saída se verificar, boa sorte para Bessa e boa sorte para quem fica pois é quem fica que mais falta faz. Bessa tem indiscutivelmente o seu lugar no GDRL onde deixa a sua marca.
Repito que não sei da veracidade de tal facto. Ainda estamos naquela fase do "diz que disse".


O presidente da "Junta"

terça-feira, 6 de julho de 2010

AQUI AO LADO

Abertura oficial acontece hoje em Maçaínhas
A abertura oficial do Campeonato da Europa de Radiomodelismo 1:8 TT acontece hoje, dia 6, pelas 19h30 no Complexo Desportivo dos Beirões,em Maçaínhas, Guarda.
A prova decorre até ao próximo fim-de-semana e pela pista irão passar os mais importantes pilotos da actualidade nacional e internacional. No total, entre pilotos, mecânicos e staff, são esperadas 800 pessoas.

O presidente da "Junta"

segunda-feira, 5 de julho de 2010

SCUT's

Dando voz ao pedido de um freguês, vamos então falar das Scut's, no caso a A23 e A25.
A ser concretizada esta nova vontade do governo deste País, vai ser um rude golpe para a economia dos Concelhos do interior em geral e da Guarda em particular. E quando digo "nova vontade" não é por acaso, é porque o não pagamento da circulação naquelas vias rodoviárias foi um compromisso assumido pelo PS e José Sócrates, no programa de governo sufragado nas últimas legislativas.
Como explicarão aos investidores na PLIE da Guarda, que a escolha deste local não será a melhor das apostas? Como se pode atrair o turista se o obrigamos a pagar mais pela sua deslocação às nossas terras?
Dêvo salientar que sou defensor da teoria do utilizador/pagador, mas para que isso seja possível é necessário que nos apresentem como alternativas, outras estradas. E onde é que elas estão? Não estão! Façam suas excelências os governantes, uma viagem entre a Guarda e Coimbra pela antiga estrada da beira e vejam se é alternativa à A25 (até Mangualde).
Estas estradas que nos vão recomendar, no caso de não querermos pagar as inevitáveis portagens, estão hoje num estado mais deplorável do que estavam aquando da construção das duas SCUT's que servem o Distrito da Guarda.

Por outro lado é para mim motivo de indignação, ver presidentes de câmara (PS e PSD)da zona metropolitana do Porto, aparecer nos blocos noticiosos mostrando-se vitimas de discriminação.
Vão mas é dar uma valente curva! Discriminação é o que tem sido feito ao interior, cada vez mais votado ao abandono, em que a cultura chega tarde demais, em que a saúde não chega a todos, onde as vias de comunicação aparecem com décadas de atraso quando comparadas com o litoral. Isso sim é discriminação!

http://.contraportagens.net

Por último, não são as portagens da A25 que me vão obrigar a deixar de fazer as minhas regulares visitas à "Freguesia".

O presidente da "junta"

quinta-feira, 1 de julho de 2010

MOMENTOS

Na terça feira passada o meu telemóvel tocou. Atendi, era alguém que estando a passar férias aqui na Figueira da Foz, se lembrou que eu estava por cá e me convidou para beber um copo na noite que se avizinhava. Convite que desde logo aceitei.
Era um amigo meu aí da Guarda. Um amigo daqueles de que falei há dias, um amigo daqueles que fiz nos "Anos duros mas de ouro" do Futsal. Não sei se ele leu o post que escrevi sobre o tema, mas o que é certo é que acabámos por falar nesse assunto e vi-o em plena concordância com o que escrevi.
Não vou dizer quem é, mas dou uma pista. Foi um "puto" que num só campeonato a representar o Clube da "Freguesia" marcou cerca de 120 golos.
Foi porreiro reencontra-lo por estas bandas, já que raras são as vezes que isso acontece quando me desloco à Guarda.

O presidente da "Junta"

LEITURA PRESIDENCIAL

Eis o livro que já se encontra em lista de espera:



MOITA FLORES DE VOLTA À LITERATURA COM UM GRANDE ROMANCE
O assassínio do Presidente da República Sidónio Pais, ocorrido em 1918, é um mistério. Apesar de a polícia ter prendido um suspeito, este nunca foi julgado. A tragédia ocorreu quando Lisboa estava a braços com a pneumónica, a mais mortífera epidemia que atravessou o séc. XX e, ainda, na ressaca da Primeira Guerra Mundial. A cidade estava exaurida de fome e sofrimento. É neste ambiente magoado e receoso que Sidónio Pais é assassinado na estação do Rossio em Dezembro de 1918.

O presidente da "Junta"

ALGUÉM ME ARRANJA O CONTACTO DO Sr. TEIXEIRA DOS SANTOS?

Como de certo já toda a gente sabe, o IVA subiu hoje. Nos medicamentos e restantes produtos vendidos nas farmácias não há excepção.
Azar dos azares, logo me tocou a mim estar a trabalhar na farmácia que se encontra de serviço nesta noite, na Figueira da Foz. Como se não fosse já penoso ter de estar a trabalhar durante a noite, tive à custa do malfadado imposto, de passar "as do Algarve". Primeiro tive de às zero horas do dia de hoje, parar todo o sistema informático para fazer as respectivas alterações às taxas do IVA. Tarefa que para além de morosa não se revelou fácil e que obviamente provocou uma crescente fila de utentes até á porta do estabelecimento. Depois de reposto em funcionamento o sistema informático, tive que começar a dar ao pedal para a pouco e pouco ir esvaziando a sala da farmácia. Mas também essa não foi uma tarefa de fácil resolução, a cada utente que atendi, tive de dar a explicação de que apesar dos medicamentos estarem marcados nas embalagens com um valor x, eu teria de os vender, ou melhor ainda, ele teria de o comprar pelo valor de x+y (1%). Não é preciso muito para imaginar as atitudes menos compreensivas de quem se vê obrigado a estar na fila mais de meia hora para pagar mais.
E quem é que levou por tabela? Quem foi? Eu mesmo.
Ouve até quem me chamasse por entre os dentes, de ladrão.
Já perceberam o porquê do meu interesse no contacto do Sr Teixeira dos Santos?

O presidente da "Junta"