UMA FREGUESIA QUE NÃO EXISTE

NO PAPEL...

sábado, 25 de setembro de 2010

CULTURA ELITISTA OU IGNORÂNCIA CULTURAL?


A iniciativa da Culturguarda e da Câmara Municipal, de que dei conta há umas semanas atrás, teve a sua última realização no passado dia 18.
Segundo o blogue do Teatro Municipal, esta iniciativa contou com a participação de cerca de 1500 visitantes.
Sendo que houve 41 sessões, a média por sessão foi de 36 ou 37 participantes. Mas se tivermos em conta que houve visitas em que participaram mais de 70 pessoas, facilmente se chega à conclusão de que sessões houve em que Álvaro Gil Carvalho (com uma actuação irrepreensível) quase ficou a falar sozinho.
Outras Contas:
Havendo algumas pessoas da Cidade (eu incluso) que fizeram todo o percurso pelo centro histórico por duas vezes, havendo nas várias sessões quase sempre alguns turistas e avaliando pelo número de habitantes no núcleo urbano da cidade (pouco mais de 31000) rápidamente se chega à fraca percentagem de Egitanienses que aderiram a este projecto, 3 ou 4%.

Não é a primeira vez que se houve dizer que na Guarda a cultura é para "Elitistas".
Para mim é exactamente ao contrário! Dou por mim a pensar muitas vezes que a Guarda não merece ter um nível de acções culturais como tem tido.
Mas felizmente ainda há quem não comungue destes meus pensamentos negativistas e tudo faça com que a cultura chegue a todos.

PS: Congratulo-me por saber que a iniciativa terá continuidade no próximo ano, desta vez com a Sé Catedral como tema principal.

O presidente da "Junta"


Sem comentários:

Enviar um comentário