Cá estou portanto para vos falar caros fregueses, de histórias desta vez relacionadas com o Basquetebol.
Decorria o ano de 1995 quando pela primeira vez se pensou na adesão do GDRL a esta modalidade.
Tudo começou com uma reunião em que estavam presentes em representação do Clube, João Carvalhinho, Artur Baptista e eu, em representação da Associação de Basquetebol da Guarda estava o seu Delegado Técnico, José Paulos. E foi nesse dia que a modalidade nasceu no Lameirinhas.
Tal como no Futsal, não foi "pêra doce" levar por diante a iniciativa. Entre Os colaboradores iniciais, para além da direcção esteve o próprio Professor José Paulos (como treinador), Agnelo Oliveira e João Macedo.
Ao contrário do que viria a acontecer mais tarde, os atletas eram em grande maioria do sexo masculino.Rui Sobreira, Telmo Cunha, Ricardo Antunes (sim, o do Futsal) o Hugo, o Félix, foram entre outros os pioneiros.
Lembro-me de que no inicio chegamos a perder nos torneios e campeonatos da ABG por uma diferença superior à centena de pontos, mas estava-se no começo.
Uma história que (com graça ou sem ela) nos aconteceu, foi numa saída para um torneio no Sabugal. Depois de reunidos todos os catraios, lá vou eu ao volante da velhinha Ford e ao passar já pelo Barracão há um dos rapazes que me diz que a bagageira da carrinha vai aberta. Resultado, depois de conferido todo o material, as bolas e os sacos dos miúdos, nada faltava. Nunca contei nada a ninguém, não pedi segredo, mas o que é certo é que eles também nunca falaram no assunto.
O destino ditava porém, que o GDRL se dedica-se exclusivamente aos escalões do sector Feminino.
Após o bom trabalho de José Paulos, foram passando pelo GDRL outros responsáveis pela modalidade, o João, Bruno Torres, o "Ducho" e claro o Chico. E foi com este, o Chico, que o GDRL acabou por se destacar nesta modalidade.
A minha próxima abordagem aos ANOS DE OURO será baseada obviamente nos Jogos Tradicionais.
O presidente da "Junta"
Actualmente estamos na Era da Lata! que saudades desses tempos, agora apenas restam as memórias...
ResponderEliminarSardinha