UMA FREGUESIA QUE NÃO EXISTE

NO PAPEL...

segunda-feira, 10 de maio de 2010

AS PLAQUINHAS, AS PLACAS E...

... a falta delas.

Na minha última visita à "Freguesia" optei por fazer a viagem num ritmo mais calmo, conduzindo a uma velocidade mais reduzida que o habitual. O meu objectivo foi tirar uma dúvida que há muito tempo me fazia confuzão. A existência de placas informativas ao longo de todo o percurso, onde nos é dado a conhecer quais os monumentos (desde castelos a antas), formações geológicas de interesse, Aldeias históricas, museus, etc.
São umas placas de cor castanha, umas maiores que outras, mas todas com o mesmo objectivo: Levar o viajantes a abandonar por uns momentos a estrada e deslocar-se a esses locais.
Comecei por ver logo à saída da Figueira da Foz, uma referência ao Castelo de Montemor-o-Velho. Continuei a viagem e já no IP3 era a vez da Livraria do Mondego. Mais uns kms e já no IC12 fiquei a saber da existência do Dólmen da Orca e do Museu de Carregal do Sal. Sigo para a A25 e consigo vislumbrar a placa indicadora de uma Aldeia Histórica, neste caso Linhares da Beira. Um pouco mais à frente, foi a vez de Trancoso e o seu castelo se fazerem notar.
Quando começo a subir para a Cidade da Guarda, fico na expectativa de encontrar aquilo que até hoje não encontrei. Uma placa ou uma plaquinha que lembre os utentes daquela via (A25) que na Cidade mais alta existe uma Imponente Catedral, um centro histórico, uma Capela do Mileu, ou o que quer que fosse. Tive a preocupação de optar pela saída para Guarda Sul, não fosse eu meter "o pé na argola" na hora de escrever este post.
Mas não! Não vi placas e não vi plaquinhas.
E assim sendo, das duas uma: Ou a altitude é directamente proporcional à minha cada vez maior miopia, ou essa mesma altitude é inversamente proporcional à capacidade de imaginação e competência de quem tem por obrigação publicitar a imagem da Guarda.

O presidente da "Junta"

1 comentário:

  1. Caro presidente venho por este meio informa-lo que tenho informação de que não só as placas a que se refere mas também as que indicam a localização da PLIE e a da "velhinha" incubadora de empresas foram roubadas logo quando feitas não tendo estas sido colocadas no local. No entanto a quem diga que foram vendidas a um tal de Godinho dos lados de Aveiro...

    Pensando bem o larápio poderia ter boas intenções no caso da PLIE pois poderá ser mais um daqueles que acha que se deve optar por um outro nome para aquele local...
    Em relação a da incubadora de empresas, não deve fazer assim tanta diferença, com certeza que ainda não foi definido o local para esta, sabe-se apenas desde há dois anos quem será ou quem é o seu presidente.

    Um abraço
    F.C

    ResponderEliminar