UMA FREGUESIA QUE NÃO EXISTE

NO PAPEL...

terça-feira, 29 de junho de 2010

OBRIGADO FEGUESES


O presidente da "Junta"

o

UM POLÍTICO EM AGONIA


Ontem os órgãos de comunicação social noticiavam que Mário Soares elogiou Fernando Nobre, candidato a Presidente da República. Não gostei!
E não foram os elogios que foram proferidos por Soares que me incomodaram, mas sim quem os fez.
Mário Soares foi um político de excelência, que sempre admirei (até há quatro anos). Não podemos esquecer da sua luta contra o fascismo; não podemos esquecer que foi graças a ele que logo a seguir ao 25 de Abril não se instalou em Portugal uma ditadura de esquerda; não podemos ignorar que a ele se deve a entrada de Portugal na CEE; não podemos olvidar o seu desempenho enquanto Presidente da República.
Mas também não temos de lhe aturar as rabugices da idade. Já nas eleições Presidenciais de 2006 não deveria Soares ter aceite o convite de Sócrates para representar o PS (nem Sócrates o deveria ter convidado), evitava ter de passar pelo vexame que passou ao ficar 6% abaixo de Manuel Alegre. Não tenho dúvidas! Ficasse Soares em casa com as pantufas calçadas e hoje não tinha-mos que aguentar com o Sr de Boliqueime.
Estas atitude de Soares (como a de ontem), que não passam de um inconformismo pelo apoio do PS ao poeta, vão continuar! São o último espernear de um político moribundo, para a vida política claro está.

O presidente da "Junta"

SÓ PARA LEMBRAR


Ainda não votou?
Está à espera de quê?
Vamos fazer do Vale Glaciar do Zêzere, uma das sete Maravilhas Naturais de Portugal.
www.7maravilhas.sapo.pt/#/pt/votação



segunda-feira, 28 de junho de 2010

APELO

Porque apenas eu serei responsabilizado pelos comentários dos caros fregueses, apelo à serenidade de todos e apelo também para a compreenção por não permitir mais comentários sobre Vitor Espinhaço.
Eu próprio não falarei do assunto enquanto o campeonato não começar.
Espinhaço é o treinador escolhido, tem qualidades para isso. É por isso o meu treinador.
O presidente da "Junta"

domingo, 27 de junho de 2010

sexta-feira, 25 de junho de 2010

TINHA DE CHEGAR A SUA VEZ


Ainda não é oficial, mas parece que o Clube da "Freguesia" já encontrou o substituto de Hélder Jerónimo no comando do Futsal.
Sobejamente conhecido na Guarda, Vitor Espinhaço começou por ser uma espécie de eterno treinador da formação do CDC do Pinheiro, primeiro nos torneios sazonais da época de verão e depois nos campeonatos distritais e se me não engano também no Nacional.
Esteve depois com outra colectividade da AFG, os Beirões.
Na época transacta foi a vez de treinar a recém-criada equipa do Manteigas Futsal, que deixou mesmo antes de esta ter desistido do campeonato Nacional da III Divisão.
Como diz o ditado, em terra de cegos quem tem olho é Rei. E realmente, Espinhaço teve olho!
O facto de ter tirado o curso de treinador de III nível, coloca-o numa posição que quase lhe permite treinar na zona da Guarda, quem quer e quando quer.
Aí está ele agora a treinar pela primeira vez (julgo eu), uma equipa da Segunda Divisão.
A "Junta" deseja-lhe a maior das felicidades, esperando que consiga uma melhor prestação que o seu antecessor, estando convicta de que não será tarefa muito complicada.

Nos últimos dias, falei com alguns dos atletas que fizeram parte do plantel na época passada e que me garantiram continuar com o nosso GDRL. Fico contente.

O presidente da "Junta"

terça-feira, 22 de junho de 2010

OBRIGADO


E pronto!
Já o tenho em meu poder.
Pedi aqui na "Junta" que alguém o encontrasse numa qualquer feira do livro.
Um freguês Anónimo, disse que já o tinha consigo. Ontem recebi-o via CTT.
O anónimo era afinal, tudo menos isso.
Obrigado Manel.
Obrigado Irmão.

O presidente da "Junta"

sábado, 19 de junho de 2010

LAMEIRINHAS EM FESTA

Começam hoje as festas dos Santos Populares das Lameirinhas.
Com a tradição de décadas, com a sardinhada, o caldo verde, o frango de churrasco, o caldo de grão e claro o Bailarico.
Este ano apenas poderei estar presente na noite de S. João.
Tirarei a desforra nessa noite...

Boa sorte é o que desejo ao GDRL na realização deste evento.

O presidente da "Junta"

sexta-feira, 18 de junho de 2010

HIPOCRISIA

Começo este meu texto por dizer que nunca fui entusiasta pela escrita de José Saramago. Foram poucas as obras de sua autoria que li. Entre elas o Memorial do Convento e já muito recentemente o Ensaio sobre a Lucidez.
Também nunca vi com agrado a forma como criticava tudo e todos como se de um ser acima dos outros se tratasse.
Lamento a sua partida deste mundo. Mas lamento-a com o mesmo sentimento que me assola quando vejo num jornal a morte de quem quer que seja, independentemente de ser ou não alguém que conheça.
Hoje, nos Telejornais assisti a uma hipocrisia total por parte de muitos daqueles que enquanto vivo, sentiam Saramago atravessado na garganta. Políticos de todos os quadrantes, incluindo do PCP do qual era militante, o actual e ex-presidentes da República, o actual e ex-primeiros Ministros, parecem hoje as carpideiras de outrora.
Houve um, apenas um político que devo tirar deste saco lacrimejante. Foi o ex-secretário de estado da cultura, Sousa Lara. Foi o único que embora lamentando a morte do Nobel da literatura, afirmou que se fosse hoje voltaria a vetar a candidatura do livro "Evangelho Segundo Jesus Cristo" a um prémio literário Europeu.

O presidente da "Junta"

CONFRARIA AMIGOS DAS LAMEIRINHAS

Será já no próximo Domingo que mais uma vez a Confraria Amigos das Lameirinhas promove um encontro entre os seus confrades.
Eu trabalharei toda a madrugada (das 0.00h às 9.00h) desse dia, aqui na Figueira da Foz, de onde partirei rumo ao local onde me juntarei ao resto da malta.
O dia tem tudo para ser "daqueles dias". Parece que o tempo vai estar porreiro, de manhã será feita uma marcha, pedonal claro, para a qual não sei se chegarei a tempo. O local é fenomenal.
Estou em pulgas para que chegue Domingo e o tempo não há meio de passar...
Aqui fica só um cheirinho do que nos espera.


O presidente da "Junta"

HOMENAGEM A ANTÓNIO DE ALMEIDA SANTOS


Porque hoje a C.M.G. presta homenagem a este grande vulto da política Portuguesa dando o seu nome à sala da Assembleia Municipal, à qual foi o primeiro a presidir e porque eu próprio sou seu admirador incondicional (não é por acaso que há tanto tempo falo na aquisição do livro de sua autoria "Vivos ou Dinossauros") aqui fica um resumo da sua biografia.

António de Almeida Santos nasceu em Cabeça, Seia, 15 de Fevereiro de 1926.

A sua mãe era natural de Loriga e o seu pai de Vide, freguesia onde viveu alguns anos.

Licenciou-se em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1950. Foi (e é) intérprete do canto e da guitarra de Coimbra, devendo-se-lhe umas conhecidas Variações em ré menor. Em 1953 fixou-se em Moçambique onde exerceu a advocacia. Na cidade de Lourenço Marques pertenceu ao Grupo dos Democratas de Moçambique. Foi por duas vezes candidato às eleições para a Assembleia Nacional, em listas da Oposição Democrática e viu, em ambos os casos, anulada a sua candidatura por acto arbitrário da Administração Colonial[1].

Regressou a Portugal após o 25 de Abril de 1974, a convite do então Presidente da República, António de Spínola. Iniciou então uma proeminente carreira política — foi Ministro da Coordenação Interterritorial dos I, II, III e IV Governos Provisórios, com o estatuto de independente. No VI Governo Provisório ocupou também o lugar de Ministro da Comunicação Social. No I Governo Constitucional tinha a seu cargo a pasta da Justiça. Por esta altura aderiu ao Partido Socialista. Foi Ministro-Adjunto do Primeiro-Ministro, no II Governo Constitucional. Desempenhou um papel determinante na primeira Revisão Constitucional (1982). Foi Ministro de Estado e dos Assuntos Parlamentares, no Governo do Bloco Central (1983-1985). Nas eleições legislativas de 1985, encabeça a lista do PS como candidato a Primeiro Ministro, mas é derrotado por Cavaco Silva. Volta a ter de novo um papel preponderante na revisão constitucional de 1988. A partir de 1990, volta a destacar-se na direcção do PS, integrando o Secretariado Nacional. Em Outubro de 1995 é nomeado para o cargo de Presidente da Assembleia da República. Integrou o Conselho de Estado (de 1985 a 2002) e ocupa o cargo honorário de presidente do Partido Socialista desde 1992.

É autor de mais de uma dezena de livros, incluindo ensaios jurídicos. Publicou Quase Memórias (2006), uma autobiografia em dois volumes. No livro Que Nova Ordem Mundial? (2009), defende convictamente a Nova Ordem Mundial e a Globalização e propõe soluções que envolvam a globalização da política além do comércio. É também membro da Maçonaria Portuguesa, sendo elemento de grau 33 (grau máximo da Maçonaria).

Em Maio de 2007 defendeu a Ota como localização do novo aeroporto de Lisboa, argumentando que se o mesmo fosse construído na margem sul do Tejo, terroristas poderiam dinamitar as diversas pontes sobre o Tejo cortando o acesso ao Aeroporto, tendo sido criticado.

Distinções:
Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade. Em 2003 ganhou o Prémio Norte-Sul, atribuído pelo Conselho da Europa.

Obras publicadas:
Alguns dos títulos publicados, por ordem alfabética:

7 x Abril Pela Santa Liberdade
Até que a Pena me Doa
Avisos à Navegação
Civismo e Rebelião
Coimbra em África
Com Ironia e Sumo de Limão
Contos do tempo do Ódio
Corpo de Delito
Do Outro Lado da Esperança
Ensaio sobre o Direito de Autor
Já Agora!..
Os Mal Amados
Paixão Lusófona
Pare, Pense e Mude
Picar de Novo o Porco
Por Favor, Preocupem-se
Quase Memórias (do Colonialismo e da Descolonização)
Quase Retratos
Que Nova Ordem Mundial?
Quinze meses ao serviço da Descolonização
Rã no Pântano
Teoria da Imprevisão
Textos Políticos
Virtuosa Sensaboria
Vivos ou Dinossauros

Nota (minha): Recorri para a elaboração deste post, aos dados existentes na enciclopédia livre Wikipédia.

Hoje para além de lamentar não poder presenciar esta homenagem, lamento também que meu pai não o possa igualmente fazer, pois tenho a certeza que para ele, Almeida Santos é um Político e um Socialista de referência.

O presidente da "Junta"

quinta-feira, 17 de junho de 2010

RESPOSTA A COMENTÁRIOS

Caro Pedro Fonseca, já deixei por várias vezes claro o que me liga ao GDRL, espero que não tenha qualquer dúvida do quanto gosto daquela casa.
Fico contente, ao saber de alguém que não sendo das Lameirinhas, tem esta aproximação tão vincada ao GDRL.

Sei que ao permitir alguma liberdade aos comentadores deste blogue, corro o risco de ser conotado como um "deita a baixo".
Acredite que não é fácil fazer a triagem dos comentários que recebo.
Posso adiantar-lhe que muito frequentemente não deixo passar algumas opiniões que não me sendo favoráveis, como a sua (no caso do Torres),pela simples razão de que se tornam completamente ofensivas, quer para mim quer para outros. Aliás, normalmente aqueles que teoricamente poderiam ser conotados como apoiantes das actuais politicas de gestão do clube, são os que mais vezes ficam a falar para o boneco. Isso não acontece por terem ideias diferentes das minhas, mas apenas pela forma como comentam . Tomem eles o seu exemplo e as coisas passam a ser diferentes.

Espero que compreenda que dar voz às minhas opiniões, coincidentes ou não com as de quem gere o GDRL, não significa ser "pro" ou "contra".

Faço hoje de cabeça erguida, o que muitos fizeram durante anos às escondidas. Falo para o bem e para o mal, digo sempre o que penso. Tenho a certeza de que não achará mal algum nisso.

Agradecido pela sua presença na "Freguesia"

O seu presidente, da "Junta" claro.

ESCLARECIMENTO

Por motivos alheios à minha vontade, está a acontecer com alguma frequência receber alguns comentários que embora aparentemente não estejam visíveis na página, já estão publicados.
Peço então aos fregueses que verifiquem sempre a respectiva notificação.
Tentarei resolver o problema, o mais rápido possível.
Agradeço a compreensão.

O presidente da "Junta"

segunda-feira, 14 de junho de 2010

SABEDORIA ENGENHO E BOM SENSO


Disse-me um freguês, que começava hoje a abordagem aos atletas, com vista a formar o plantel da próxima época de Futsal do Clube da "Freguesia".
Desejo que a Direcção tenha a sabedoria e engenho suficientes nesta abordagem. Da mesma forma desejo da parte dos atletas um grande bom senso, tendo em conta as circunstâncias actuais. Boa sorte a ambas as partes.
O presidente da "Junta"

CRESCER EM GRANDE

É verdade!
A "Freguesia das Lameirinhas" cresce em grande. A última novidade é que para além de um presidente aparece agora um "Secretário de Estado das Lameirinhas". Não tem qualquer publicação aqui na "Junta", mas o certo é que já deu os ares da sua graça.
Mas tendo em conta que por norma (para mim) um Secretário de Estado não passa de um pau mandado de um qualquer "Ministro" resolvi não dar seguimento ao comentário que me enviou para o post "Os coveiros dos Santos Populares parte II".
Não resisto no entanto em dizer-lhe que não condeno que a CMG, a Juntas de S. Vicente e da Sé, tudo façam para reactivar as Festas Religiosas de S. Vicente, que penso terem lugar em Setembro. Outra coisa é falar de eventuais apoios (repito, eventuais apoios) a serem dados pelas entidades referidas, numa organização das Festas dos Santos Populares naquele Bairro da Cidade. E sim, é para mim um acto de pura concorrência desleal para com o GDRL que sem a ajuda de nenhuma destas instituições, tem durante décadas garantido a tradição.
Mais ainda, fica o Sr Secretário a saber (se é que não sabe) que o GDRL começa todos os anos as festas com prejuízos, já que não tem qualquer garantia de que as receitas cubram as despesas.
Foi por isso com muito esforço, que o GDRL foi ao longo dos anos melhorando na qualidade de serviços, a aquisição do Palco é um bom exemplo.
Por outro lado, quando tenta responsabilizar o Staf e/ou Direcção, pelo afastamento dos foliões do "nosso S. João", devo apenas dizer-lhe que a Direcção actual tem um ano de funções, pelo que não vejo que responsabilidades poderá ter. Já em relação ao Staf que durante anos colaborou com o GDRL, posso garantir-lhe que não imagino a realização de tais Festas sem aqueles que de forma gratuita tanto têm dado com o seu contributo neste evento. Será que o caríssimo Secretário já alguma vez deu o corpo ao manifesto? Duvido!
Vou agora falar do último parágrafo do seu comentário. Esse, como saberá não vai ter a devida resposta, já que a insinuação ali feita só poderia ter um desfecho. Mas como já publiquei há uns meses o último post com a designação de "Filha da Putice" ficarei por aqui, mas não me tente...


O presidente da "Junta"

sexta-feira, 11 de junho de 2010

LEITURA PRESIDENCIAL

Terminada a leitura do "D. AMÉLIA" escrito por por Isabel Stilwell, livro que recomendo, e enquanto espero pela chegada do "Vivos ou Dinossauros" de António Almeida Santos, que já me foi prometido aqui na "Junta", vou então começar a ler uma obra de Yasunari Kawabata, um Japonês prémio Nobel de Literatura em 1968. "Terra de neve"

O presidente da "Junta"

LIGEIRA IMPRESSÃO


Decorre desde o dia de ontem e até ao dia 13 (Domingo), a primeira Feira do Desporto da Guarda. O certame organizado pela Câmara Municipal da Guarda, realiza-se no semi-coberto do parque urbano do Rio Diz. Ali podem ser visitados vários expositores de agentes desportivos.

Ontem passei por lá, dei uma volta a toda a feira e pude visitar entre outros, os seguintes expositores:
_ Clube Montanhismo da Guarda
_ N.D.S
_ U. karate das Beiras
_ C.D.C. do Pinheiro
_ Clube Bem Estar
_ G.C.R. Casal de Cinza
_ Guarda Unida
_ Associação Desportiva da Guarda (velhas guardas)
_ Guarda Desportiva Futebol Clube
_ Académica Egitaniense de Karate
_ Estrelas da Guarda

Não sei bem porquê, mas fiquei com a ligeira impressão de que faltava ali pelo menos mais um expositor. Mas com certeza não passará de infundada ligeira impressão.


O presidente da "Junta"

quarta-feira, 9 de junho de 2010

FUTSAL, ANOS DUROS MAS DE OURO


Sei que poderá haver quem veja neste post uma boa parte de presunção minha. Assim mesmo, arrisco-me a tal.
Vou falar de tempos já longínquos mas que me deixaram saudades tamanhas. Vou recuar no tempo uns bom anos para falar de como era difícil e ao mesmo tempo tão recompensador colaborar com a jovem instituição que era (ainda o é) o GDRL nos seus primeiros passos nesta modalidade que é o Futsal.
Lembro-me que mesmo antes de pertencer aos órgãos sociais daquela casa, já eu acompanhava a equipa para todo o lado. No principio levava as coisas mais na brincadeira, mas logo comecei a perceber que quem fazia parte do grupo de trabalho, não estava ali para brincadeiras. Assim, tive que deitar mãos à obra.
Nos primeiros anos de estada nos Campeonatos Nacionais (que saudades!), a formação do Lameirinhas era constituida maioritariamente por atletas "reformados" do Futebol de onze e alguns descontentes com essa mesma modalidade. Entre eles figuraram jogadores como o Sousa, José Almeida, Carlos Coelho, Camurça, Paulo Alves e claro o Borracha; o Luís Fernandes já estaria também nesta altura com a equipa.
Mas como o Futsal começava a dar nas vistas, cedo se juntaram a estes atletas, alguns jovens como o Pinto, o Marco Fonseca, o Pedro Rosa, o Sérgio Mota e o Sérgio Teles entre outros. Mais tarde, não muito, o Filipe Monteiro o Bruno Pereira, o Rui Vendeiro, o Traitas o Madeira, o Bruno Torres o Óscar, Hugo Monteiro, etc.
Lembro-me como se fosse hoje ( refiro-me agora ao tempo dos tais "reformados") que nos Sábados em que íamos jogar fora marcava-se a hora de saída para o 12.00h por exemplo e acabava-mos por sair uma hora depois, com metade dos jogadores convocados.
Mas eu lá estava sempre...
Por vezes já os atletas estavam na sede do clube prontos a arrancar para o jogo e ainda andava a direcção à procura de quem emprestasse uma carrinha para o transporte. Não foram poucas as vezes que os atletas se deslocaram nas suas próprias viaturas para fazer os jogos fora.
Quando entrei pela primeira vez para a Direcção do GDRL, dando a resposta a um convite de Artur Baptista, foi para mim como o reconhecer de uma dedicação que até aí tinha dado, mas que a partir desse dia deixou de ser dedicação para passar a ser responsabilidade.
Recordo que estando já eu a trabalhar na profissão que hoje desempenho, deixava o meu local de trabalho às 19.00h, ia directo ao clube, pegava na Ford, que foi a primeira aquisição em termos de transporte, rumava até Fernão-Joanes onde apanhava o Teles e Vendeiro, voltava para a Guarda, passando pelo Bairro do Pinheiro onde subiam Bruno Pereira e Pedro Paula, dirigindo-me depois para a Granja para apanhar o Traitas e o Madeira. Descarregava a malta no pavilhão do Inatel (mais tarde no de S. Miguel), cumpria-se o treino, que eu invariavelmente acompanhava, para que no final fizesse as respectivas viagens de regresso de cada atleta.
Claro que este trabalho também calhou a muitos outros, por vezes atletas, outros directores e colaboradores, Camurça e Victor Afonso são exemplo disso.
Quando chegava o Sábado, o corropio continuava. O roupeiro de serviço era quase sempre o mesmo que o delegado ao jogo, chamava-se Rui.
E quando se jogava em casa, lá ia o Rui requisitar o policiamento. Lá andava o Rui a bater à porta dos Jornais e Rádios locais para solicitar o anúncio dos jogos. Lá andava o Rui com os cartazes debaixo do braço para distribuir pela cidade.

Mas tive grandes recompensas. A amizade que ganhei de dezenas e dezenas de atletas e a paixão que tenho pelo GDRL, são apenas as que mais me confortam. Foram sem dúvida anos difíceis, mas de ouro.

PS: É claro que muitos nomes ficaram aqui por falar. Hoje tentei focar aqui o que era o desempenho de um colaborador/director há uns anos a esta parte.
Seguir-se-ão outros post's relacionados com este tema assim como a secção de Basquetebol.

Nota final, qualquer comentário a este post, no caso de o haver, terá a atenção e o tratamento redobrados. Será quase como a antiga IP5, "Tolerância zero".

O presidente da "Junta"

sábado, 5 de junho de 2010

AJTG

Porque a uma correcção sobre algo que aqui se escreva pela minha mão, se impõe o devido destaque, resolvi dar resposta ao comentário feito por Norberto Gonçalves (Presidente da AJTG), neste post.

Caro Presidente, espero que tenha compreendido que palavras que eu escreva neste meu espaço, são da minha inteira responsabilidade, não sendo pois o Grupo Desportivo e Recreativo das Lameirinhas tido nem achado para a elaboração do post "Temos Jogador".
Não fiz, nem era preciso fazer, parte dos elementos do GDRL que estiveram com a responsabilidade de organizar o encontro de dia 23-05-2010 nas Lameirinhas. Bastou-me enquanto participante, para constatar que não havia ninguém a representar a AJTG. E como eu, todos os outros participantes (infelizmente cada vez menos) tiveram essa oportunidade de verificar a vossa ausência.

Quando me fala das relações de proximidade entre a AJTG e o GDRL, sendo que não vejo que outra relação pudesse existir, já que a segunda é associada da primeira, não vejo porque razão deveria o GDRL questionar sobre as razões de tal falta de comparência da AJTG. Quando muito, seria a AJTG a justificar-se perante o Clube das Lameirinhas, facto que não sei se ocorreu, espero que sim.

Fui investigar no sentido de tentar saber quais os possíveis motivos de força maior que justificassem esta ausência e encontrei uma razão, que espero não seja a única. No mesmo fim de semana em que se realizaram os Jogos Tradicionais do GDRL, a AJTG participou no no 3º Encontro Nacional de Jogos Tradicionais de Cascais. E então? Foi a comitiva toda? Não restou ninguém para se fazer representar nos compromissos assumidos com os seu associados?
Quanto à questão da caução, devo efectivamente um pedido de desculpas à Associação que dirige, mas como sabe, durante anos essa era a prática corrente. Havia que pagar uma caução aquando do levantamento dos materiais (que não condeno). Ainda bem que as coisas mudaram, pena que nem tudo para melhor. Longe vão os tempos em que a AJTG se fazia representar nestes eventos com vários elementos dos seus órgãos sociais.

Com respeito e amizade, que sei, saber que lhe tenho.
Rui Carvalhinho

sexta-feira, 4 de junho de 2010

AQUI AO LADO


XXVI Grande Prémio e Milha Urbana do Bairro do Pinheiro
Centro de Desporto, Cultura e Solidariedade Social do Pinheiro – Guarda
10 de Junho de 2010


Esta actividade desportiva, Organizada pelo Centro de Desporto, Cultura e Solidariedade Social do Pinheiro é uma das mais antigas do Distrito da Guarda, sendo esta a 26ª edição consecutiva.
Todos os atletas que participam nesta actividade terão direito a um prémio e a um almoço convívio, que se destina também a todos aqueles que directamente contribuam para que este evento desportivo decorra da melhor forma.
Paralelamente haverá uma caminhada. Durante a tarde haverá actividades informais de Atletismo no Parque Urbano do Rio Diz, integradas na Feira do Desporto organizada pela Câmara Municipal da Guarda.

No mesmo dia, pelas 15.00h terá lugar a realização de mais uma edição dos Jogos Tradicionais do Bairro do Pinheiro.

O presidente da "Junta"

OS COVEIROS DOS SANTOS POPULARES PARTE II

Aproximam-se a passos largos as festas dos Santos Populares, que tanta tradição têm no Bairro das Lameirinhas. Vindo da Guarda na Segunda feira, não me lembro ter visto algum cartaz que anunciasse as ditas. No entanto sei que o GDRL as vai realizar uma vez mais. Fico contente por isso.
Tal como aconteceu no ano transacto, a empresa pública CULTURGUARDA vai organizar nos dias 23 e 24 a Feira de S. João, no centro da Cidade. Lá vamos ter outra vez a concorrência desleal.
Sendo que aquela empresa está sob a alçada da CMG, penso que deveriam os responsáveis da edilidade ter o cuidado de não prejudicar uma vez mais, aqueles que ao longo de décadas foram resistindo, fazendo com que ano após ano a tradição se cumpra.
Como se essa concorrência não fosse suficiente, parece que este ano também no Bairro de S. Vicente vai haver festa. Não tenho a certeza de que seja verdade, mas a avaliar pelo que me disseram contará a comissão organizadora daquelas festas, com o apoio da Câmara, da Junta de Freguesia de S. Vicente e (ó céus!) da Junta de Freguesia da Sé.
São ou não são autênticos coveiros estes políticos?

PS: este post será melhor compreendido se o amigo freguês tiver em memória ou se digne a consultar o post publicado em 01 de Julho de 2009.

O presidente da "Junta"

AQUI AO LADO


quarta-feira, 2 de junho de 2010

TÃO SELECTIVOS QUE NÓS SOMOS...

Já em 19 de Fevereiro de 2009 falei num dos mais conhecidos blogues da nossa Guarda, o "Café Mondego", sobre este tema. Vou agora trazê-lo para a actualidade apenas porque na edição de amanhã do jornal A Guarda, vem publicado uma espécie de edital que se intitula : ESTÁGIO E EXAME PARA A ADMISSÃO AO SEMINÁRIO DO FUNDÃO, ANO LECTIVO 2010/2011.
Depois de ler a publicação de amanhã, resolvi fazer a comparação com o que houvera ser publicado no mesmo semanário em 2004.
Vejamos:

Edição de 18-06-2004
"Estágio e exame para admissão ao Seminário do Fundão
Requisitos:
Só devem requerer os baptizados que: 1º - sejam saudáveis, equilibrados e não tenham sintomas de taras; 2º - tenham Suficiente capacidade intelectual..."

Edição de 03-06-2010
"Estágio e exame para admissão ao seminário do Fundão
Requisitos:
Só devem requerer os baptizados que: 1º - sejam saudáveis, equilibrados e sem sintomas de doenças graves; 2º - Tenham suficiente capacidade intelectual..."

Ora, ao que em 2004 é chamado de "TARA", hoje dá-se o nome de DOENÇA GRAVE.
A conclusão a que chego? Para a Igreja a merda é a mesma, o cheiro é que difere.
Tão selectivos que nós somos...

O presidente da "Junta"

terça-feira, 1 de junho de 2010

NOVOS HORIZONTES

Apesar de ser fundada (alguns prefeririam afundada) em dezembo de 2008, foi só em Junho de 2009 que a "Freguesia" das Lameirinhas se apresentou aos fregueses que entretanto fizeram aqui o seu recenseamento ou que simplesmente vão consultando o que por cá se diz.
Tem portanto um ano de existência o espaço onde agora podem ler estas palavras.
Nele se espelha a vontade que um Egitaniense a residir fora da Cidade da Guarda, tem em falar do Bairro que o viu nascer. Nele procura o seu fundador dar a opinião que tem acerca dos mais variados assuntos relacionados com o Bairro das Lameirinhas ou com a Cidade em que o mesmo se encontra.
Nem sempre as opiniões mais correctas, dirão alguns fregueses. Nem sempre com a melhor abordagem dizem outros. Mas com muita certeza de que o faço sempre com a melhor das intenções, digo eu.
Por vezes utilizo a "Junta" para dar voz a pensamentos.
Por vezes divago.
Umas vezes dei azo a conversas entre fregueses.
Outras vezes abusei nessa minha cedência, tendo que pessoalmente pedir desculpa aos visados nos comentários de fregueses. "Aprender com os erros" disse na altura.
Hoje, tenho a certeza que foi uma aposta seguramente ganha. Que ultrapassou largamente as minhas expectativas. As demonstrações de afecto para com a "Freguesia" são constantes. Não falo dos números de visitantes, mas do número de pessoas que para lá dos comentários que me enviam via blogue, me saúdam pessoalmente pela ideia, me dão força para que continue.
Hoje, consciente do pequeno valor da minha "Freguesia" e sem me abstrair do meu propósito inicial, decidi alargar os seus horizontes, não os físicos, pois que esses permanecem apenas imaginários. Mas tentarei ir mais longe, penetrarei nas Freguesias limítrofes, S. Vicente e Maçaínhas para então falar de assuntos de interesse relacionados com os dois Clubes que nelas se situam e de quem há já vários anos sou associado, o CDC do Pinheiro e Os Beirões.

O presidente da "Junta"